Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perguntas Frequentes

1. Quanto custa estudar na Uergs?



1 - Quanto custa estudar na Uergs?


A Uergs não cobra matrícula, rematrícula ou mensalidade de quaisquer cursos, sejam eles de graduação, pós-graduação ou de extensão. A universidade é pública e estadual.

 

 

 

2 - Qual é a forma de ingresso na Uergs? Tem vestibular?


Para entrar em um dos cursos de Graduação da Uergs, é necessário ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente, pois o ingresso regular ocorre pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação). Não se realiza vestibular na Uergs. As vagas disponíveis são divulgadas pelo site da Universidade e em veículos de comunicação antes e durante o período de inscrições para o Enem. Para vagas remanescentes, existe ainda a possibilidade de ingressar por meio de Mobilidade Acadêmica Externa. Neste caso, os interessados devem aguardar a publicação do Edital em que são oferecidas vagas para reingresso, transferência externa e ingresso de diplomados. Informações no menu: Institucional > Ensino > Como ingressar na Uergs.

 

 

 

3 - Quais os cursos de Graduação ofertados pela Uergs?


Os cursos de Graduação podem ser consultados no menu Serviços > Graduação. No campo indicado, encontram-se listados por ordem alfabética, além de constar informações como a Unidade Universitária onde são ministrados, o objetivo do curso, a duração, a carga horária, os créditos, o turno, e arquivos relacionados. Para facilitar a busca, eles podem ser filtrados por palavra-chave ou, na opção “editorias”, selecionando a unidade de interesse, a área do conhecimento ou a modalidade (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).

 

 

 

4 - Quais os cursos de Pós-Graduação ofertados pela Uergs?


Os cursos de pós-graduação podem ser consultados no menu Serviços > Pós-Graduação. No campo indicado, os cursos de pós-graduação em nível de especialização ou lato sensu estão agrupados nos subitens “Inscrições abertas”, “Em andamento” e “Encerrados”. A oferta dos cursos depende de questões relacionadas à demanda percebida em cada localidade e também da disponibilidade de professores especialistas nas áreas em que cada curso está submetido.

 

 

 

5 - Qual o turno das aulas dos cursos de Graduação?

Os turnos das aulas podem ser diferentes em cada Unidade Universitária em que o curso é ministrado. Para saber sobre os turnos e outras informações sobre os cursos, basta acessar o menu Serviços > Graduação, e selecionar o curso de interesse. Informações importantes a saber sobre a nomenclatura dos turnos: matutino = manhã; vespertino = tarde; diurno = manhã e tarde; noturno = noite; integral = manhã, tarde e noite.

 

 

 

6 - Sou diplomado. Como posso proceder para ingressar nos cursos da Uergs?

Diplomados poderão solicitar ingresso por meio do Edital de Mobilidade Acadêmica Externa, em que são disponibilizadas vagas ociosas para reingresso, transferência de outras Instituições de Ensino Superior e ingresso para portadores de diploma de curso superior. O Edital de Mobilidade Acadêmica costuma ser publicado no mês de maio, para ingresso no segundo semestre, havendo também previsão de uma segunda edição no mês de novembro, para ingresso no primeiro semestre do ano seguinte. Informações no menu: Institucional > Ensino > Como ingressar na Uergs.

 

 

 

7 - Posso validar o diploma de estrangeiro na Uergs?


Até o momento, a Uergs não oferece o serviço de validação de diplomas.

 

 

 

8 - Como posso validar componentes curriculares cursados em outros cursos de Graduação?


É possível solicitar aproveitamento de componentes curriculares. Esta solicitação é feita na secretaria da Unidade em que o aluno está matriculado. O aluno deverá apresentar histórico de graduação e ementas dos componentes cursados em outra Instituição de Ensino Superior.

 

 

 

9 - Como solicitar atestado de matrícula?

Atualmente os alunos devem solicitar atestados de matrícula na secretaria da Unidade em que estão vinculados. Pretendemos, em breve, disponibilizar a opção de solicitação via portal do aluno.

 

 

 

10 - Como e quando posso realizar o trancamento de componentes curriculares?

Para solicitar trancamento de componente curricular, o aluno deverá comparecer à secretaria da Unidade em que está matriculado, dentro do prazo previsto em calendário acadêmico (disponível em um banner na capa do site ou no menu Institucional > Ensino). Pretendemos, em breve, disponibilizar a opção de solicitação via portal do aluno.

 

 

 

11 - Posso trocar de curso ou de unidade da Uergs?

Sim, para alunos regulares, ativos ou com matrícula trancada, é possível solicitar a transferência de unidade, de curso de área afim ou de turno, por meio do edital de Mobilidade Acadêmica Interna, que costuma ser publicado nos meses de maio e novembro. Informações no menu: Institucional > Ensino > Como ingressar na Uergs.

 

 

 

12 - Gostaria de trabalhar na Uergs, posso enviar meu currículo?

Os funcionários da Uergs são admitidos por meio de concurso público, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São aceitos currículos apenas de candidatos a estágio, conforme forem abertas as seleções. As vagas de estágios, bem como os concursos realizados e o andamento das contratações podem ser consultados no menu Serviços > Concursos Públicos e Estágios.

 

 

 

13 - Qual o horário de atendimento da Uergs?

Os horários de atendimento de cada unidade e da reitoria estão disponíveis no campo “Fale conosco”, na barra superior do site.

 

Links relacionados

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul