Professor da Uergs publica livro “Cana-de-açúcar: bioenergia, açúcar e etanol

capa do livro
Livro está em sua terceira edição.

O professor Fernando Santos, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs, acaba de lançar a terceira edição do livro “Cana-de-açúcar: bioenergia, açúcar e etanol – tecnologias e perspectivas”. A obra, escrita com os pesquisadores Aluízio Borém, da Universidade Federal de Viçosa, e Celso Caldas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, aborda os avanços da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e seus derivados.

O livro apresenta temas relevantes do setor agrícola, como as principais técnicas de plantio e tratos culturais, diferentes sistemas de colheita, melhoramento genético e recomendação de cultivares e biotecnologia. Aborda também temas do setor industrial, tais como o controle de qualidade do processo produtivo, processos de produção de açúcar e etanol, aproveitamento de resíduos, cana e energia, sistema de remuneração da cana e outros.

“Esta publicação é imprescindível a todos aqueles que necessitam estar atualizados no usa desta cultura no contexto da produção do açúcar, etanol e da bioenergia”, ressalta Santos.

O professor Fernando Santos tem realizado pesquisas sobre a qualidade da cana-de-açúcar para processos industriais; diferentes pré-tratamentos da palha e do bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol de segunda geração; diferentes biomassas em processos de biorrefinaria. Atualmente, está cursando o pós-doutorado em Bioenergia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, trabalhando com a produção de culturas energéticas em solos contaminados. Possui experiência na área de engenharia agronômica, sistema de produção agrícola, cana-de-açúcar, biomassa lignocelulósica, bioquímica agrícola, biorrefinaria e elaboração de projetos e tem nove livros publicados, dentre eles "Cana-de-Açúcar: Bioenergia, Açúcar e Etanol Tecnologias e Perspectivas" (1ª, 2ª e 3ª Edição - versão português e inglês.