Projeto em Cruz Alta incentiva o interesse de alunos do Ensino Médio pela Ciência

Duas mulheres e dois homens de pele clara, abraçados e sorridentes e vestindo roupas em tom escuro. Um dos homens segura uma pasta branca com logotipo da Uergs.
Dois projetos estão sendo desenvolvidos com estudantes do Magistério e do Ensino Médio.

O professor Fabrício Soares, da Unidade da Uergs em Cruz Alta, está desenvolvendo dois projetos de pesquisa junto às escolas de Ensino Médio da região. Sob a coordenação da professora Erli Schneider Costa, os projetos buscam inserir os secundaristas no ambiente de pesquisa universitário, incentivando o interesse pela ciência. Ambos são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), dentro da Chamada Pública PIBIC-EM 2016/2018.

Um dos projetos, intitulado O Ensino de Matemática segundo as Perspectivas da Teoria dos Campos Conceituais na Formação de Professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, está sendo realizado no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias junto ao curso de Magistério e tem como bolsista de iniciação científica júnior o aluno Lorenzo Noskoski Ferraro, do 3º ano do Ensino Médio da escola. Também conta com a colaboração da professora da Uergs Helenara de Souza e da professora Neli Barreto, do Instituto.

O segundo projeto, Descobrindo a Geometria nas Embalagens de Alimentos, é realizado na Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas. Possui participação do bolsista Frederico Augusto Guitel, aluno do 2º ano do Ensino Médio da escola e a colaboração das professoras Helenara de Souza e Bruna Klein, ambas da Uergs.

Os dois projetos são apoiados pelas direções das escolas envolvidas, que também são parceiras da Uergs em outros projetos. Além disso, as escolas auxiliam a Universidade ao compartilharem suas estruturas e abrirem oportunidades para estágios e pesquisas de acadêmicos da Unidade da Uergs em Cruz Alta.