Reitora busca prorrogação para execução do recurso para obra do Campus Central

Nesta semana, a reitora irá a Brasília para tratar da prorrogação.

A reitora da Uergs recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (11), o diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Lenuzza, para uma conversa sobre a prorrogação do prazo para utilização dos R$ 13 milhões para a construção do Campus Central da Universidade, em Porto Alegre. A Uergs depende de R$ 800 mil do Orçamento do Estado para a contratação do projeto executivo.

A Uergs está pedindo a prorrogação, por um ano, do prazo para utilização dos R$ 13 milhões destinados pelo senador Paulo Paim, em 2012, para a construção do Campus Central. Para executar o recurso, repassado à Uergs em 2014, a Universidade depende de uma contrapartida do Governo do Estado. Porém, o governador publicou, em 2015, 2016 e 2017, decretos que estabeleciam critérios para priorizar a utilização dos recursos públicos, o que fez com que o orçamento para investimentos do Tesouro do Estado repassados à Uergs não fosse suficiente para custear o projeto executivo, terraplanagem e sondagem do solo, necessários para o início da obra.

“Nós entendemos situação do Estado, mas o Governo precisa nos dar uma solução”, disse a reitora.

Nesta semana a reitora terá outras reuniões, em Brasília, com Lenuzza, com o deputado Marcio Biolchi, e com diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar daprorrogação do convênio.