Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Seminário em Porto Alegre discutirá a diversidade e o respeito às diferenças

Publicação:

Noticia Seminário Diversidade e Respeito às Diferenças
Noticia Seminário Diversidade e Respeito às Diferenças

No dia 5 de setembro, a Uergs promove o 1º Seminário sobre Diversidade e Respeito às Diferenças, um evento que fomentará a discussão de questões étnico-raciais, de gênero e transgênero. A atividade é aberta ao público externo e será realizada no auditório do Campus Central, em Porto Alegre.

O Seminário é uma ação do projeto de extensão “Comunidade e Uergs Saudável: Diversidade e Respeito às Diferenças”, desenvolvido pela Coordenadoria de Qualificação Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino, e pretende estimular e desenvolver debates para o avanço de políticas internas de inclusão social. “A universidade deve ser um palco de atuação para propiciar o exercício da cidadania e da ampliação das consciências acerca do que nos afeta, do que produzimos que afeta o outro e do que nos constitui enquanto sujeitos e sociedade”, ressaltam os organizadores.

O evento iniciará com a palestra da filósofa, educadora e mulher transexual Atena Roveda, que falará sobre a transantropologia. Em outra atividade, a professora Eliane Anselmo, que atua na rede municipal de Novo Hamburgo, fará uma atividade com base nas suas pesquisas sobre as questões étnico-raciais no currículo escolar e na formação de professores. Por fim, o professor Fernando Seffner ministrará a palestra “Pedagogias do gênero e da sexualidade nas fronteiras entre religião, família e escola pública: o reconhecimento do direito à diversidade”.

Palestrantes

Fernando Seffner, do Programa de Pós-Graduação em Educação / Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – Geerge/Ufrgs e Mestre profissional em Ensino de História / Laboratório de Ensino de História e Educação – Listhe/Ufrgs.

Eliane Anselmo, pedagoga pela Universidade Federal de Passo Fundo (UPF), especialista nos anos iniciais do ensino fundamental, mestre e doutora em Educação pela Ufrgs.

Atena Roveda, mulher transexual, educadora, filósofa, escritora, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidade/Nepegs do IFRS e colaboradora do projeto TransEnem de Porto Alegre. Recebeu menção honrosa pela sua atuação em defesa e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e travestis e transexuais na cidade de Canoas.

 

Serviço:

I Seminário sobre Diversidade e Respeito às Diferenças

Data: 5 de setembro de 2017

Hora: das 13h30 às 19h30

Local: Auditório do Campus Central (Avenida Bento Gonçalves, 8855 - Agronomia).

Inscrições: de 21 a 31 de agosto, pelo e-mail nad-ae@uergs.rs.gov.br. Serão emitidos certificados de participação

Coordenação: Coordenadoria de Qualificação Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino

Serão fornecidos certificados de participação.

 

Programação:

13h30 – Abertura

14h – Ministrante: Atena Beauvoir Roveda – Tema: Transantropologia

15h – Ministrante: Eliane Regina Anselmo – Tema: Questões étnico-raciais no currículo escolar e na formação de professores. 

17h – Intervalo

17h15 – Atividade com as coordenadoras e exposição sobre o Projeto de Extensão.

18h – Ministrante: Fernando Seffner – Tema: Pedagogias do gênero e da sexualidade nas fronteiras entre religião, família e escola pública: o reconhecimento do direito à diversidade.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul