Uergs comemora 17 anos nesta terça-feira

Mapa da Uergs.
Universidade está presente em 24 regiões do estado.
Com uma trajetória marcada por desafios e mobilizações pela sua permanência e fortalecimento em 24 regiões do estado, a Uergs comemora 17 anos, nesta terça-feira (10), vivendo um momento de expansão e de reafirmação de sua autonomia: nos próximos dias serão abertas as inscrições para novos cursos de especialização e para o Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade e, neste ano, a comunidade acadêmica fará a escolha da terceira gestão eleita da Universidade, para um mandato de quatro anos (até 2010 os reitores eram indicados pelo governador do Estado).

A Universidade está se preparando para ampliar a oferta de mestrados e já enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, cinco projetos de cursos que devem ser aprovados até outubro. Hoje, a Uergs oferta os cursos de Mestrado Profissional em Educação, na Unidade em Osório, e em Ambiente e Sustentabilidade, na Unidade em São Francisco de Paula, que recebe inscrições em agosto.

Também em agosto, a comunidade acadêmica terá a oportunidade de escolher, pela terceira vez, os seus gestores. Três chapas concorrem à Reitoria da Uergs e os eleitos devem tomar posse em novembro.

De acordo com a reitora, além de todas essas conquistas, a Universidade celebra o fortalecimento das parcerias com outras instituições, na Capital e no interior, o que considera fundamental para o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. “A Uergs tem esse tamanho porque foi ‘abraçada’ por todas as regiões onde está inserida”, disse.