Comunidade Acadêmica da Uergs é convidada para participar de Consulta Pública para revisão do PPPI

PPPI
A Consulta Pública para revisão do PPPI é realizada por meio de um formulário que deve ser preenchido até o dia 9 de novembro.

A Comissão responsável pela revisão do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) da Uergs convida a comunidade acadêmica para participar de uma Consulta Pública sobre o documento. Para participar, é necessário preencher um formulário até o dia 9 de novembro com sugestões, críticas e considerações sobre o PPPI da Universidade.

O PPPI é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteia todas as práticas acadêmicas das instituições de Ensino Superior (IEs). Para a construção deste documento, são consideradas a trajetória histórica, a inserção regional, a vocação, a missão, a visão e os objetivos de cada instituição. Além disso, o PPPI estabelece os parâmetros de condução das atividades acadêmicas e apresenta políticas institucionais que são compostas por um conjunto de estratégias necessárias à consecução dos objetivos e metas das IEs.

Para Vânia Mello, integrante da Comissão responsável pela revisão do PPPI da Uergs, o documento deve ser a declaração da identidade institucional e precisa fundamentar todos os cursos, programas e projetos da Universidade. “Todos os pontos do PPPI são importantes de serem atualizados com uma maior frequência porque este documento deve subsidiar a Universidade quando ela, por exemplo, quiser criar um curso ou for atualizar os seus projetos pedagógicos”, explica.

O processo de revisão do documento está sendo seguido pela Comissão que foi instituída por Leonardo Beroldt, reitor da Uergs, por meio das Portarias Internas nº 049/2021 e 072/2021.

De acordo com Vânia, é importante que o PPPI seja dinâmico para que consiga acompanhar as mudanças e os rumos que a Universidade deseja estruturar. “O que a gente está almejando nessa atualização deste documento é que ele possa servir e ser um instrumento com maior visibilidade para que possa subsidiar os projetos da Universidade e as propostas político-pedagógicas que a Uergs constrói ao longo do tempo”.

Depois de concluída a consulta pública do PPPI, a Comissão vai se dedicar à inclusão das contribuições da comunidade acadêmica. A última etapa é a aprovação do documento e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pelo Conselho Superior da Universidade (Consun) e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe).

Acesse o Projeto Político Pedagógico Institucional da Uergs (PPPI)

Por: Filipe Pimentel

Edição: Carla Dellagnese