Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Projeto Estratégico Uergs 20+

Foto corida. Prédio com inúmeras janelas enfileiradas e parede de tijolos à vista. Ao lado direito, lê-se Projeto Estratégico Uergs 20 mais.
O Uergs 20+ é composto por 70 projetos agrupados em três áreas estratégicas.

O Projeto Estratégico Uergs 20+ propõe um rearranjo institucional e a ampliação dos serviços prestados, em sintonia com a Política Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia.

Objetivo: Promover, de forma sustentável, o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, em sintonia com a Política Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Sobre o projeto

O Uergs 20+ é composto por 70 projetos, agrupados em três áreas estratégicas identificadas como portadoras de futuro: energia e mobilidade; recursos naturais e sistemas alimentares; espaços digitais e sistemas produtivos.

A proposta começou a ser construída em setembro de 2020 por uma comissão especial designada pelo reitor Leonardo Beroldt e coordenada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Rafael Haag.  O trabalho envolveu cerca de 30 profissionais de diferentes áreas, divididos em grupos de acordo com as áreas estratégicas e eixos norteadores, que elaboraram projetos e aprimoraram iniciativas que já estavam em andamento tanto na Uergs, quanto na Cientec. 

A elaboração do projeto foi orientada por uma visão de longo prazo, em que a Uergs se reposiciona como protagonista em ações inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul. Além disso, com o Uergs 20+, a Universidade propõe que o Estado diversifique sua matriz produtiva, incentivando novos arranjos baseados numa economia de produtos mais complexos e tecnológicos.

Esse é um projeto ainda em construção, que inicialmente busca responder às necessidades da área de Ciências Exatas e Engenharias, pouco desenvolvida na Universidade em função das dificuldades em investimentos. 

Avançar RS 

Em setembro de 2021, o governador Eduardo Leite anunciou a destinação de R$10 milhões do Programa Avançar RS para a Uergs, que já estão sendo investidos nas três áreas estratégicas do Uergs 20+. A área de Energia e Mobilidade foi uma das primeiras a receber investimentos e uma infraestrutura que já está sendo montada no Campus Central da Universidade.

Energia e Mobilidade

A área de Energia e Mobilidade tem o objetivo de atuar na pesquisa aplicada e básica de forma transdisciplinar, visando a produção de conhecimento nos setores da energia e do transporte. A intenção é promover alternativas sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a neutralidade climática. 

Em novembro de 2022, a Uergs adquiriu três carros elétricos, que são os primeiros desse tipo a compor a frota do Estado,12 bicicletas elétricas e 4 estações de recarga para os veículos.Todos esses equipamentos se somam à usina solar de 67 placas fotovoltaicas instaladas no Campus Central da Uergs. A infraestrutura inclui ainda a instalação de containers para as atividades práticas dos cursos e de um laboratório de ensaios para sistemas de armazenamento conectados à rede elétrica. 

O laboratório de ensaios será pioneiro no Rio Grande do Sul e possibilitará ensaios que serão necessários para a nova matriz energética e de mobilidade urbana nos próximos anos, a qual implantará um novo conceito de consumidor/produtor de energia elétrica, denominado de “prosumidor”. No espaço, haverá compartilhamento de energia a partir de diversas fontes (rede elétrica pública, sistema solar, sistema de bateria, armazenamento dos veículos etc.).

Os novos veículos elétricos também passarão à condição de fornecedores de energia, por meio de seus sistemas de armazenamento. Com isso, haverá redução de custos com energia elétrica e de emissão de gás carbônico.

Confira abaixo o projeto na íntegra:

Arquivos anexos

Conteúdos relacionados

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul