Inaugurado prédio próprio da Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga

O primeiro módulo, de 600 metros quadrados de área construída, recebeu recurso de um milhão de reais por emendas parlamentares

Foto colorida. Reitor Leonardo Beroldt e prefeito Sidnei Brondani cortam fita vermelha de inauguração do prédio. Ao lado deles, outras autoridades.
Inauguração da sede própria da Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga contou com a apresença de importantes autoridades municipais locais e estaduais, além das acadêmicas da Universidade.

Na última quinta-feira (05), ocorreu a inauguração do primeiro módulo da sede própria da Uergs em São Luiz Gonzaga. O novo prédio é o primeiro a ser concluído dos três que irão compor a nova sede da Unidade, localizada na esquina da Avenida Senador Pinheiro Machado com a Rua Antônio Gomes Pinheiro Machado.

A Unidade em São Luiz Gonzaga está há vinte anos no município. Em 2001, instalou-se junto à Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, instituição com a qual continuará com as atividades na área experimental. Com uma área construída de mais de 600 metros quadrados, o módulo um abriga a secretaria da Unidade, sala de reuniões, sala de professores, sala multiuso e tecnologia, biblioteca e quatro salas de aula, que comportam até 50 classes.

A conquista da sede própria da Uergs em São Luiz Gonzaga iniciou-se com o recebimento de, aproximadamente, um milhão de reais oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de emendas parlamentares destinadas pelo senador Lasier Martins e pelo deputado Afonso Motta em 2017; posteriormente, ocorreu a doação do terreno de mais de onze mil metros quadrados pela prefeitura do município, por meio de escritura pública assinada pelo prefeito, Sidnei Luiz Brondani, e pela reitora à época, professora Arisa Araujo da Luz, que, atualmente, é a diretora regional do Campus IV.

O evento contou com a participação do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidnei Brondani, do prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, do deputado federal Afonso Motta e do deputado estadual Eduardo Loureiro, além de autoridades civis e militares de São Luiz Gonzaga e da região. Durante a solenidade de inauguração, foi realizado o corte simbólico da fita e descerramento da placa.

Atualmente, a Unidade ministra os Bacharelados em Agronomia e em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e a Licenciatura em Pedagogia. Em nível de especialização, estão em andamento os cursos de Segurança Alimentar e Agroecologia e de Gestão em Educação: Supervisão e Orientação.

Por: Karoline Costa

Edição: Karine Martins