Uergs em Bagé promove ciclo de palestras sobre Docência na Educação Básica

Foto colorida de smartphone apoiado em frente a uma pilha de livros. Na tela do smartphone, sobre fundo roxo, se lê II Ciclo de Palestras: Para pensar a docência na educação básica. Ao lado esquerdo, logotipos de realizadores. Na sequência, sobre fundo branco, fotos e informações de palestrantes. Sobre fundo roxo, link de transmissão.
Evento é realizado em parceria com a Furg e a UFRN.

A Unidade Universitária da Uergs em Bagé, em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES), está promovendo o “II Ciclo de Palestras: Para Pensar a Docência na Educação Básica”. Serão cinco encontros virtuais que acontecerão de setembro a novembro, com transmissão no canal do Youtube do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Pedagogias e Sociedade (GEEPES).  O primeiro encontro acontecerá na próxima terça-feira (28), às 14 horas.

As palestras abordarão temáticas sobre a experiência docente, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e têm como objetivo atender aos anseios de professores da Educação Básica, profissionais da Educação e licenciados, sobre questões que envolvem os saberes e fazeres docentes.

No primeiro encontro (28), Gládis Kaercher, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutirá a temática “Educação para as relações étnico-raciais na escola”. Já a segunda palestra (5/10), que será ministrada por Ana Paula Abrahamian, doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abordará os “Desafios e possibilidades da Arte na escola”.

O terceiro encontro (19/10) trará como convidada Mariangela Momo, doutora em Educação pela UFRGS e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A docente falará sobre “Educação Infantil: Desafios das práticas pedagógicas com crianças imersas na cultura da mídia, do consumo e das tecnologias”.

A quarta palestra contará com a presença de Rosa Hessel, doutora em Educação pela UFRGS, que discutirá a temática “Literatura infantil e escola”. Já o quinto e último encontro, que tem como convidada Ana Cristina Rangel, mestra em Educação pela UFRGS, será sobre “A aprendizagem da Matemática nos anos iniciais: algumas considerações”.

Será disponibilizado um formulário online para o registro das presenças que ficará disponível por 24 horas desde o início da realização de cada encontro.

O ciclo de palestras é fruto de uma parceria entre a Uergs, Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cronograma do II Ciclo de Palestras sobre Docência na Educação Básica:

•  Palestra 1

- Temática: “Educação para as relações étnico-raciais na escola”

- Data: 28/09

- Convidada: Gládis Elise Pereira da Silva  Kaercher (mestra e doutora em Educação pela UFRGS)

• Palestra 2:

- Temática: “Desafios e Possibilidades da Arte na Escola”

- Data: 05/10

- Convidada: Ana Paula Abrahamian de Souza (mestra e doutora em Educação pela UFPE)

•  Palestra 3:

- Temática: “Educação Infantil: Desafios das práticas pedagógicas com crianças imersas na cultura da mídia, do consumo e das tecnologias”

- Data: 19/10