Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Bolsas de Estudo e Permanência em Cursos de Graduação para Estudantes Negras e Negros

Dois jovens negros sorridentes (um homem e uma mulher), sentados olhando para livros e cadernos, com canetas nas mão. Ele tem cabelos curtos, bigode e barba, e veste camiseta marrom. Ela tem cabelos compridos com tranças nagô e veste jaqueta jeans.
Serão distribuídas seis bolsas permanência de mil reais.

A Uergs publicou o regramento para a concessão de bolsas de estudo e permanência destinadas a estudantes negras e negros matriculados(as) em cursos de graduação. As bolsas são provenientes do Edital 2022 de chamamento público do Grupo Carrefour. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de julho e devem ser feitas nas secretarias das unidades universitárias contempladas.

O Edital da Uergs prevê a distribuição de seis bolsas no valor de R$ 1mil que começarão a ser distribuídas este ano e poderão ser renovadas semestralmente até a conclusão do curso, desde que atendidas as exigências do Edital.

A seleção contempla os seguintes cursos de graduação (bacharelados) da Uergs: Administração, da Unidade em Encantado; Engenharia de Computação, da Unidade em Guaíba; e Administração Pública, Administração Sistemas e Serviços de Saúde, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Controle e Automação, da Unidade em Porto Alegre.

Os recursos para as bolsas são oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado em junho de 2021  entre o Grupo Carrefour e o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Rio Grande do Sul e as Defensorias Públicas da União e do Rio Grande do Sul. A intenção é ampliar o ingresso e a permanência de pessoas negras em programas de graduação e de pós-graduação no Brasil. 

Arquivos anexos

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul