Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Coletivo de estudantes da Universidade promove a segunda edição do Novembro Negro na Uergs

Publicação:

Banner com o fundo preto e escrito em amarelo "2º Novembro Negro Uergs". Uma silhueta de perfil de pessoa negra ao lado esquerdo da escrita.
Para presidenta do Coletivo, o 20 de novembro simboliza a força da negritude enquanto organização política.

Promovido pelo Coletivo Djamila Ribeiro, chega à sua segunda edição do evento Novembro Negro na Uergs. A iniciativa tem o objetivo de construir uma agenda de atividades ligadas ao 20 de novembro, data histórica para as lutas da população negra, e  fortalecer as discussões relacionadas à negritude dentro da Universidade. Nesta terça-feira (24), às 20h,  ocorre a palestra sobre “Perspectivas da UPMS (Universidade Popular dos Movimentos Sociais) sobre a Educação Antirracista”. 

O evento também marca a volta das atividades do Grupo, que durante os últimos meses, devido à penedia, limitou suas ações. Camila Padilha, estudante de Letras e presidenta do Coletivo, fala da importância de utilizar o mês de novembro para evidenciar os debates relacionados à negritude que “parecem encontrar mais sensibilidade nesta época.” Ela comenta ainda que a data simboliza a força da negritude enquanto organização política, fazendo-se necessário evidenciar o Novembro Negro. 

Em decorrência da pandemia do coronavírus, as atividades foram adaptadas para o virtual, com um novo formato de organização. As atividades deste ano serão realizadas a cada dois dias, encerrando em 30 de novembro. A divulgação de cada palestra ocorrerá um dia antes da data marcada, quando é divulgado o link para a transmissão.

 

O coletivo

O coletivo Djamila Ribeiro nasceu no ano de 2019, a partir do desejo de estudantes negros da Universidade de construir um espaço onde pudessem se reunir e conversar sobre suas vivências e trajetórias. Desde de sua formação, o Coletivo debate a construção de eventos e atividades pensados para a comunidade preta do meio acadêmico.


Para participar da atividade de hoje, acesse este link. Para acompanhar a programação, que segue até o próximo dia 30, consulte a página do Coletivo

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul