Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Apresentação

Imagem colorida. Sobre fundo cinza claro, que remete à textura de alguma fibra natural, lê-se Memorial da Uergs Apresentação.
Apresentação do Memorial da UERGS - Foto: Ascom/Uergs

A Comissão Permanente de Memória Institucional da Uergs foi implantada por meio da portaria nº 018/2021, tendo iniciado as atividades em março desse ano. A equipe tem formação nas áreas de Comunicação, Biblioteconomia e História especiamente.

O principal objetivo da Comissão é iniciar o processo de resgate histórico da Uergs, o que compreende, coletar documentos, notícias, fotografias e depoimentos para possibilitar a reconstituição de fatos relevantes sobre o início da criação da Universidade até os dias atuais. 

Para que seja possível realizar esse objetivo, a Comissão reitera que é necessária a colaboração ativa e frequente de toda a comunidade univesitária da Uergs, no que tange a prestar informações quando solicitadas e a compartilhar os acervos das unidades e dos departamentos no mínimo. 

A Comissão estabeleceu como meta lançar os primeiros resultados do seu trabalho na celebração dos 20 anos da Lei de Criação da Uergs, nº 11.646/2001, que compreende o Memorial Virtual e um vídeo com fatos que marcaram a criação da Uergs. Uma exposição fotográfica será organizada até o final do ano de 2021.

A memória institucional é constituída pela lembrança coletiva dos grupos que vivenciaram situações em comum entre eles, em determinado contexto e lugar, e que se apoiam nessas circunstâncias para reconstruir uma história.

Preservar os bens patrimoniais, criar acervos e lugares de visitação são formas de demonstrar à sociedade o papel desempenhado pela instituição e de reconhecer a sua evolução. Com essas atitudes, a memória institucional se torna estratégica para melhorar o relacionamento entre instituição e públicos de interesse e traz benefícios à reputação.

Para enviar materiais ou apenas entrar em contato com a Comissão, utilize o endereço de e-mail: memoria@uergs.edu.br. 

Arquivos anexos

Conteúdos relacionados

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul