Na AL, pró-reitora de Ensino busca apoio financeiro para Ações Afirmativas e reforça o pedido de suplementação orçamentária
Publicação:

A pró-reitora de Ensino da Uergs, Percila de Almeida, esteve no gabinete do deputado estadual Matheus Gomes, na Assembléia Legislativa do RS (AL), na quinta-feira (26/09). A reunião dá sequência às agendas na AL em busca de suplementação orçamentária. Junto ao diretor de Assuntos Institucionais da Uergs, Aaron Hengles, a pró-reitora apresentou demandas relacionadas às ações afirmativas e ao transporte de estudantes.
Percila e Aaron foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Rafael Madeira, e pela assessora Winnie Bueno. Além de ratificar a necessidade de recursos suplementares ao orçamento da Universidade, Percila também conversou sobre duas pautas específicas: o apoio à iniciativas ligadas à políticas de ações afirmativas e as dificuldades enfrentadas por estudantes de Guaíba, Porto Alegre e Montenegro com a oferta de transporte público para chegarem às unidades universitárias nessas cidades.
A Uergs instituiu, em 2021, um Grupo de Trabalho que iniciou a elaboração da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Uergs. O objetivo dessa Política é combater a intolerância, a discriminação e o preconceito e garantir o respeito à diversidade e à equidade em todos os setores da Uergs.
Dentre as ações previstas no âmbito da Política, está um Seminário em parceria com coletivos da comunidade negra, com o intuito de fomentar um espaço para discussões voltadas à luta antirracista. Além disso, ao longo de 2025, a Pró-Reitoria de Ensino pretende promover palestras e encontros que tratem da educação antirracista e da educação para as relações étnico-raciais na formação no Ensino Superior. O projeto está orçado em cerca de R$100 mil.
“A agenda foi muito positiva. O gabinete do deputado esteve muito atento em acolher demandas tão sensíveis para a Universidade, como as políticas de atendimento e permanência estudantil, políticas de ações afirmativas e o atendimento e qualidade nos serviços básicos oferecidos pela Uergs”, afirma Percila.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.
- Foto em preto e banco de um homem idoso, calvo, com barba branca. Ele está sério, sentado em uma sala de aula e com folhas de papel nas mãos.