Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

PDI: após aprovação da metodologia pelo Consun, Plano deve ser discutido pela comunidade universitária

Publicação:

Imagem de vídeo conferência. Mulher branca, de meia idade, com cabelos médios castanhos. Ela usa fones de ouvido. Ao fundo, estante com livros.
Sandra Lemos apresentou a metodologia para elaboração do PDI decenal.

Ao longo de 2021, membros da comunidade universitária da Uergs discutirão os rumos da Universidade, durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o decênio 2022-2032. A metodologia para a elaboração do próximo PDI foi apresentada na 235ª sessão do Conselho Superior Universitário (Consun) pela vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Sandra Lemos, e aprovada por unanimidade.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento obrigatório para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, conforme determina o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Com caráter estratégico, o PDI orienta a direção das IES para que atinjam seus objetivos, com vistas ao seu desenvolvimento, até que cheguem a um determinado patamar. “Por isso, é fundamental que seja construído coletivamente, de modo que expresse os anseios de toda a comunidade universitária”, enfatiza a Suplan.

“Mais do que um documento obrigatório, o PDI representa um compromisso da Universidade com a sociedade, e é no momento de sua discussão que podemos tomar decisões importantes para ampliar a nossa visão de futuro. Ao reconhecermos o PDI como um documento estratégico entendemos que, por meio dele, podemos realizar um diagnóstico institucional sistêmico, estabelecendo com maior clareza o horizonte para a elaboração dos planos de gestão e de ação a serem desenvolvidos”, enfatiza Sandra. 

Aumento da vigência

Diferente dos PDIs anteriores, com vigência de cinco anos, a proposta da Superintendência de Planejamento (Suplan) da Uergs é de que os próximos Planos de Desenvolvimento da Universidade vigorem por 10 anos. Entre os argumentos apresentadas pela Suplan para fundamentar o prazo estendido está a possibilidade de um ganho de experiência acumulada, pois os pontos fortes e os que necessitam de melhorias serão analisados e testados em um prazo maior com relação ao que ocorre atualmente, o que acarretará em uma melhoria na avaliação das variáveis que impactam a Universidade e das tendências do ambiente externo. 

“Um documento com esse perfil, composto por diretrizes norteadoras para um período maior, além de otimizar recursos na sua elaboração, abre possibilidades para seu desdobramento em planejamentos táticos e operacionais de médio e curto prazo, objetivando uma maior efetivação das ações e, por consequência, melhor direcionamento e maior chance de atingimento de metas especificadas”, afirma a vice-reitora e superintendente de Planejamento.

A decisão é baseada em uma pesquisa envolvendo outras universidades do estado e do país que estão elaborando ou implementando PDIs decenais. 

De acordo com Sandra, a validade do PDI 2022-2032 será de 11 anos para que os gestores que assumirem a Reitoria da Universidade no final de 2030 possam, durante o seu primeiro ano de mandato, propor uma metodologia para o desenvolvimento do PDI para o próximo período. 

Elaboração 

A elaboração do PDI 2022-2032 da Uergs está dividida em duas fases. A primeira  teve início em junho deste ano com a criação da comissão que desenhou o escopo da elaboração do documento. Essa fase segue até o final de 2021, passando pelas etapas de organização de uma Comissão Central, responsável pelo planejamento e execução dos métodos de discussão do Plano entre a comunidade universitária, pela sistematização dos conteúdos provenientes dessas discussões e pela elaboração do documento final. 

A Comissão Central será formada por membros da Suplan, pelos diretores regionais, por representantes de cada uma das pró-reitorias e pela Assessoria de Comunicação da Uergs, representando os órgãos de apoio ao Gabinete da Reitoria. 

As consultas à comunidade universitária acontecerão de abril a novembro de  2021. Nesse período, deverão ocorrer seminários sobre temas que envolvem um PDI; webinars com a presença de profissionais de outras IES com experiência na elaboração de PDIs; seminários organizados pelas unidades e campi regionais para a discussão em âmbito local e regional; consultas e audiências públicas; além de painéis durante o Fórum de Áreas da Uergs e o Fórum Permanente de Discentes da Universidade (Fopedi).

Em novembro de 2021, o documento deve ser apreciado pelo Consun. A partir da aprovação por esse Conselho, inicia a fase de implementação do PDI 2022-2032.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul