Uergs promove 1ª Semana da Avaliação Institucional para ampliar o debate em torno da avaliação e do planejamento
Com o tema “Avaliar para Transformar: construindo a Uergs que queremos”, a programação acontece de 10 a 14 de novembro.
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Atualizada em 13/11/25 às 9h26.
A Uergs está realizando, de 10 a 14 de novembro, a 1ª Semana da Avaliação Institucional, que reflete sobre o tema “Avaliar para Transformar: construindo a Uergs que queremos”. A programação inclui reuniões com grupos de cursos, que estão ocorrendo de forma online pelo Google meet, e uma palestra presencial sobre os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que foi realizada na manhã desta quarta-feira (12/11), no Espaço de Eventos do Campus Central da Uergs, com transmissão simultânea para todas as unidades universitárias.
O principal objetivo da Semana da Avaliação Institucional é promover um momento de análise, reflexão e autoavaliação para a elaboração de planos sobre os cursos da Universidade. O evento é organizado pela Coordenadoria de Avaliação Institucional da Uergs, um órgão vinculado à Superintendência de Planejamento (Suplan) da Universidade.
De acordo com a coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, Marlene Guevara, o evento foi organizado a partir da necessidade de implantar uma cultura de planejamento na Universidade. “Precisamos que a análise e a avaliação dos dados da Uergs se tornem ações rotineiras e contínuas para orientar o planejamento dos cursos”, afirma.
A vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Rochele Santaiana, reforça que a Semana da Avaliação Institucional é uma forma de oportunizar o debate em torno dos processos avaliativos da Universidade. “A avaliação está presente em diferentes níveis, desde as ações cotidianas em sala de aula até processos mais amplos, como a Avaliação Institucional. A proposta da Semana atende a uma demanda da comunidade acadêmica por espaços de discussão sobre temas como Enade, recredenciamento e Sinaes, entre outros”, destaca.
Palestra
Na palestra, Franco destacou que a Avaliação Institucional deve ser compreendida como um instrumento de gestão, aprendizado e inovação, e não apenas como um processo burocrático ou punitivo. Para isso, ele defende que a avaliação deve dialogar com o planejamento estratégico, com os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e com os indicadores de aprendizagem e gestão, de modo a promover uma visão integrada da qualidade.
De acordo com Franco, a autoavaliação, quando bem conduzida, permite às universidades reconhecerem suas potencialidades, identificarem fragilidades e planejarem o futuro com base em evidências, fortalecendo o compromisso público da educação superior.
O educador também reforçou que é necessário valorizar o papel das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) como instâncias de escuta e sistematização de informações, e lembrou que o êxito dos processos avaliativos depende do engajamento efetivo de docentes, estudantes e gestores.
Outro ponto destacado pelo palestrante está relacionado ao compromisso público das instituições ao concederem diplomas de Ensino Superior. “O diploma na Educação Superior é um documento que atesta publicamente que a pessoa possui as competências para exercer uma profissão. Essa é uma questão muito importante, pois expressa a responsabilidade social das instituições de Educação Superior: garantir uma boa formação e entregar à sociedade profissionais realmente qualificados”, afirmou.
Reuniões com cursos
Ao longo da Semana de Avaliação Institucional estão ocorrendo reuniões com grupos de cursos de graduação. Na segunda-feira (10), ocorreu a reunião com os cursos de Administração. Na quinta-feira (13), haverá a reunião com os cursos de Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas: Ênfase em Gestão Ambiental Costeira e Agronomia. Por fim, na sexta-feira (14), ocorrerá uma reunião com os cursos de Engenharia e outra com os cursos de Licenciatura.
Nas reuniões com os cursos, estão sendo abordados os indicadores provenientes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Também estão na pauta as avaliações institucionais internas e aspectos relacionados à infraestrutura, corpo docente, gestão e percepção discente.
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