Uergs oferece curso de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

3

Atualizada em 03/12/2019 - 11h20

A Unidade da Uergs em Santana do Livramento promoveu um Curso Binacional de Educação no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O curso ocorreu de 29 de outubro e 19 de novembro e reuniu um público de mais de 200 pessoas, do Brasil e do Uruguai.

Foram tratados temas como educação sexual, identificação de sinais de violência sexual em crianças e adolescentes, direitos humanos, o papel da educação em território de fronteira, entre outros. Os participantes ainda realizaram atividades sobre o tema do curso nos seus locais de trabalho e elaboraram uma carta de encaminhamentos do evento.

Além da Uergs, o curso teve a colaboração de profissionais especializados nesta área da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidad de la República Uruguay (Udelar), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e do Centro Regional de Professores del Norte UY (Cerp).

“Esse curso se configurou como espaço importante para discutir o papel da educação no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no território, qualificando a atuação de professores/as e do público em geral”, avalia a coordenadora do Núcleo de Gênero Sementes da Pampa, Cassiane da Costa.

A ação é uma iniciativa do Núcleo de Gênero Sementes da Pampa, da Uergs em Santana do Livramento, com o apoio da Unipampa – Campus Santana do Livramento; Universidad de la Republica (Udelar); Centro Universitario Rivera; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) Campus Santana do Livramento; Secretaria Municipal de Educação de Santana do Livramento; 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); Grupo de Estudos Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Território da Unipampa, Coletivo Livraelas (Unipampa); Núcleo Tuna: Gênero, Educação e Diferença (Unipampa); Grupo de Estudos Mulheres, Violência e Sistema de Justiça Criminal (Unipampa); Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) do IFSul em Santana do Livramento; Curso de Educação do Campo (Unipampa) Campus Dom Pedrito e Cerp.

O projeto de Extensão é coordenado pelo professor Marco Aurélio Rodrigues.