Professora da Uergs, em Montenegro, participará do “Porto Alegre em Cena”
Publicação:

Um dos mais tradicionais eventos no meio cultural da capital gaúcha comemora seus 18 anos de existência com novas atrações. O Porto Alegre em Cena é um evento que objetiva disponibilizar diversas formas de cultura. Além da sua programação tradicional, com espetáculos de dança e teatro, serão oferecidas oficinas, palestras, encontros e homenagens que movimentarão a classe artística e interessados na cidade.
Nessas ações há troca de conhecimentos e experiências por parte dos artistas locais e grupos participantes do festival.
De acordo com Luciano Alabarse, coordenador geral do evento, “a grade de programação do 18º Porto Alegre em Cena está, mais uma vez, disponível – surpreendente / estimulante / provocadora /plural, e imantará o imaginário coletivo da cidade com momentos de beleza inesquecível / epifanias / estranhamentos, o papel central de um verdadeiro festival de artes cênicas”.
Tatiana Cardoso, professora da Unidade da Uergs em Montenegro, ministrará uma das oficinas e dirigirá um espetáculo durante o evento. As oficinas são totalmente gratuitas e entre o público-alvo estão estudantes, atores, bailarinos, cenógrafos, músicos, performers e diretores.
O espetáculo “Dia desmanchado” dirigido pela professora Tatiana, foi selecionado para participar do evento, concorrendo também ao Prêmio Braskem, que acontece durante a edição do festival. A apresentação será dia 22 de setembro, às 19h, no Teatro Bruno Kiefer, localizado na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - 6° Andar - Ala Leste) em Porto Alegre.
Sinopse do espetáculo "Dia desmanchado":
Um homem exterminador de insetos vive mergulhado na banalidade do seu cotidiano, quando, ao voltar do trabalho, é surpreendido pela carta de uma mulher. Na tentativa que nada fuja do seu controle, ele ensaia o encontro, enquanto entre a solidão e a espera, é magicamente contraído por outros aspectos do tempo, além do cronológico e linear. O dia do homem assim se desmancha em tempos incompossíveis e contraditórios, onde não se sabe ao certo o que é passado, presente ou futuro. As ações do espetáculo foram criadas a partir dos princípios da Biomecânica Teatral do grande encenador russo Vsevolod Meyerhold, sugerindo um gestual não cotidiano, quase grotesco. O cenário e os elementos de cena são inspirados nas cores e pinceladas das obras de Chagall. A música dialoga integralmente com as ações do ator, desenhadas por uma iluminação onírica, ficcional. Teatralidade e sonho entrando em contraste com as situações cotidianas de um dia quase real. É importante frisar que entre prêmios e elogios, a montagem recebeu o Troféu Açorianos de Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora em 2010.
Sobre a oficina da professora Tatiana Cardoso
Autonomia do ator - sugestões para uma técnica pessoal
Com Tatiana Cardoso - RS
Os encontros exercitarão princípios sobre o treinamento físico de atores e bailarinos, potencializadores de um "olhar sobre si mesmo", sugerindo um caminho autônomo e criativo, em constante relação ao outro, em especial aos parceiros de cena e o jogo cênico estabelecido entre seus participantes. Tatiana Cardoso é atriz, diretora e professora da Uergs. Integrante do grupo Internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, Dinamarca. Neste grupo já apresentou espetáculos e ministrou workshops em vários lugares do mundo, tais como Itália, Dinamarca, Colômbia e Brasil.
De 19 a 24 de setembro, das 15h às 18h
Público alvo: atores e bailarinos.
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Confira a programação completa no site do evento. Clique aqui para acessá-lo.
Mais notícias
- Foto colorida tirada em ambiente interno, numa sala com paredes de tijolos à vista e três janelas pequenas na parte superior. O espaço tem piso branco e é mobiliado com cadeiras giratórias e mesas redondas brancas. No centro da imagem, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas, adultas, a maioria aparentando estar entre os 30 e 60 anos, posando sorridentes para a foto. Estão vestidas de forma casual, com roupas em tons variados como verde, cinza, rosa, preto, branco e azul. No canto esquerdo inferior da imagem, uma mulher de óculos e cabelos loiros escuros na altura dos ombros tira a selfie. Ela está sorrindo e veste uma blusa marrom. Ao fundo, à direita, há uma faixa com o logotipo da Uergs.
- Vitor Matheus de Cordova Oliveira ingressou este ano no curso de Pedagogia da Uergs em Cruz Alta.
- Imagem notícia Mestrado e Doutorado PPGEd
- Noticia Encontro Reitoria