Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

Licenciatura

Área do curso: Ciências Humanas

Objetivos do curso: formar profissionais qualificados, comprometidos com a reflexão sobre a linguagem em suas múltiplas variações e com trabalhos coletivos de comunidades de falantes em suas pesquisas, capazes de atuar na docência na Educação Básica.

Perfil profissional do egresso: como professor, o licenciado deverá mostrar competência para atuar de modo a desenvolver a capacidade de reflexão, análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias. 

Área de atuação:  os profissionais licenciados em Letras estarão aptos ao exercício das funções de magistério nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação Profissional, assim como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos na área de formação de Letras. Também estarão aptos ao desenvolvimento de pesquisas nos diversos campos de estudo das linguagens, para realizarem trabalhos em outras áreas técnicas que exijam o domínio do uso da língua e literaturas, tais como preparação para edição, redação, revisão de texto e processamento.

Carga horária total:  3.240 horas-aula

Créditos: 216

Duração: 9 semestres

Local de funcionamento: Unidade em Porto Alegre

Turno: vespertino

Coordenação do curso: Profa. Dra. Magali de Moraes Menti (magali-menti@uergs.edu.br)

Arquivos anexos

Conteúdos relacionados

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul