Uergs promove Seminário sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, em parceria com Prefeitura de Cachoeira do Sul
Publicação:

A Uergs realizou, neste sábado (10/8), o 2º Seminário de Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, em Cachoeira do Sul. O evento, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), aconteceu durante a 24ª edição da Festa Nacional do Arroz (Fenarroz), no Espaço Agrotec, no Ginásio da Fenarroz. A Uergs também mantém um estande na Feira.
O Seminário reúne universidades, agricultores, instituições e organizações locais e regionais com o objetivo de fomentar o turismo rural na região. Para isso, são apresentadas experiências de propriedades que já desenvolvem essa modalidade de turismo, a fim de ampliar o conhecimento sobre o processo de operacionalização, desafios e potencialidades.
A ação faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Uergs em parceria com a SMTEL desde 2022, quando a Universidade iniciou pesquisas para o mapeamento da oferta e demanda de produtos e serviços voltados ao turismo rural. O evento é coordenado pelos(as) docentes Chaiane Agne e Nilson Binda, da Uergs, e pela turismóloga Lívia Lima, da SMTEL.
A mesa de abertura do Seminário contou com a presença da prefeita de Cachoeira do Sul, Angela Schuch, do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e dos presidentes dos conselhos municipais de Desenvolvimento Rural (Comder) e de Turismo (Comtur).
Durante o evento, foram apresentados três cases de sucesso na área de turismo rural: o Recanto Aromas do Monte (Santa Cruz do Sul); o Sítio Pitangus – Hospedagem Rural (Novo Cabrais), e a Trilha Ecológica das Figueiras (Novo Cabrais).
Parceria com a SMTEL
Desde 2022, a Uergs desenvolve, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), pesquisas voltadas à definição do perfil do consumidor local e da Região, e ao mapeamento das atrações em propriedades rurais. Além disso, foram oferecidos cursos de capacitação pelo Programa Turismo Rural do Senar RS, com foco na qualificação de empreendedores(as) rurais para a diversificação econômica através do turismo.
Entrevista para rádio
Durante a 24ª Fenarroz, a Uergs foi pauta de uma reportagem transmitida pela Rádio Liberdade, da Rede Pampa. Na entrevista, o reitor e a professora Chaiane, coordenadora do curso de Administração, falaram sobre o papel da Universidade no desenvolvimento regional e sobre o crescimento do curso de Administração, especialmente no que se refere à ampliação da demanda da comunidade por mais vagas nessa graduação.
Ouça a entrevista:
Mais notícias
- Foto colorida tirada em ambiente interno, numa sala com paredes de tijolos à vista e três janelas pequenas na parte superior. O espaço tem piso branco e é mobiliado com cadeiras giratórias e mesas redondas brancas. No centro da imagem, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas, adultas, a maioria aparentando estar entre os 30 e 60 anos, posando sorridentes para a foto. Estão vestidas de forma casual, com roupas em tons variados como verde, cinza, rosa, preto, branco e azul. No canto esquerdo inferior da imagem, uma mulher de óculos e cabelos loiros escuros na altura dos ombros tira a selfie. Ela está sorrindo e veste uma blusa marrom. Ao fundo, à direita, há uma faixa com o logotipo da Uergs.
- Vitor Matheus de Cordova Oliveira ingressou este ano no curso de Pedagogia da Uergs em Cruz Alta.
- Imagem notícia Mestrado e Doutorado PPGEd
- Noticia Encontro Reitoria