Uergs e Margs promovem encontros sobre história, teoria e crítica da arte
Publicação:

A Uergs retoma neste mês as atividades do projeto de Extensão Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que chega em sua segunda edição. Esta é uma das ações da parceria com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs). No primeiro encontro, que ocorrerá dia 23 de abril, a mestranda em história Luiza Abrantes falará sobre colaboração e protagonismo nos coletivos Dulcinéia Catadora (São Paulo) e Sopapo de Mulheres (Porto Alegre).
Os Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte pretendem contribuir para a formação dos estudantes de Artes Visuais, artistas, profissionais da área e comunidade em geral, por meio do diálogo e da produção de conhecimento.
A primeira edição foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2014, sob o título de Jovens Pesquisadores/Perspectivas Recentes. De acordo com o coordenador do projeto, o professor de Artes Visuais da Uergs Igor Simões, este ano os encontros abordarão um tema que está repercutindo cada vez mais no campo da arte na contemporaneidade: poéticas, políticas e escritas de mulheres. “Apesar de estar no centro de discussões da arte desde a década de 60 com os movimentos sociais, a discriminação sofrida por mulheres é visível pela falta de representatividade em instituições, acervos, coleções particulares e narrativas, como nos mostra o gráfico de uma pesquisa realizada pela revista “” [edição de Fev/Mar, 2016], que aponta para a imensa maioria de artistas e funcionários de cargos mais altos dos museus pertencerem ao sexo masculino”, diz o professor.
A partir da apresentação de quatro perspectivas que demarcam as mais variadas formas de presença da mulher na Arte como produtoras de conhecimento nas suas diferentes práticas de pesquisa e investigações poéticas, “Poéticas, políticas e escritas de mulheres” têm como objetivo aproximar toda a comunidade acadêmica, os profissionais da área e a sociedade em geral para uma discussão que não é apenas do âmbito das artes visuais, mas sim um dos mais efervescentes debates sociais e culturais.
Cada encontro contará com a presença de uma profissional do meio artístico para falar sobre o seu trabalho. Os encontros ocorrerão aos sábados no auditório do Margs, das 10h às 12h, e não possuem requisitos para inscrição. Além dos encontros presenciais serão disponibilizados materiais de apoio para as discussões realizadas.
Serviço:
Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte
Período: de 23 de abril a 11 de junho
Local: Auditório do Margs (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre)
Inscrições: até 11 de junho de 2016, pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.
Informações: pelo telefone 32257551
Programação:
23 de Abril: Luiza Abrantes – Colaboração e protagonismo em Dulcinéia Catadora e Sopapo de Mulheres.
07 de Maio: Glaucis de Morais – Entre o voo e a queda: quando a arte se inscreve como um sopro.
21 de Maio: Paula Luersen – Da história às histórias: a persistência da arte efêmera em questão.
11 de Junho: Bettina Rupp – Onde estão as artistas? Em busca de um lugar na História da Arte.
Mais notícias
- Foto colorida tirada em ambiente interno, numa sala com paredes de tijolos à vista e três janelas pequenas na parte superior. O espaço tem piso branco e é mobiliado com cadeiras giratórias e mesas redondas brancas. No centro da imagem, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas, adultas, a maioria aparentando estar entre os 30 e 60 anos, posando sorridentes para a foto. Estão vestidas de forma casual, com roupas em tons variados como verde, cinza, rosa, preto, branco e azul. No canto esquerdo inferior da imagem, uma mulher de óculos e cabelos loiros escuros na altura dos ombros tira a selfie. Ela está sorrindo e veste uma blusa marrom. Ao fundo, à direita, há uma faixa com o logotipo da Uergs.
- Vitor Matheus de Cordova Oliveira ingressou este ano no curso de Pedagogia da Uergs em Cruz Alta.
- Imagem notícia Mestrado e Doutorado PPGEd
- Noticia Encontro Reitoria