Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs promove diversas atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicação:

SNCT site
Programação da Uergs ocorre em outubro e novembro.

Atualizada em 19/10/2018 - 17h30

De 15 a 21 de outubro, instituições de ensino de todo o país promovem atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que este ano tem como tema “Ciência para a redução das desigualdades”. Na Uergs, a abertura oficial da SNCT ocorreu na quarta-feira (19), no Campus Central, em Porto Alegre, e a programação se estende para além do período oficial da Semana com atividades nas unidades em diversas unidades da Uergs.

A abertura oficial contou com a presença da reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, da vice-reitora, Eliane Kolchinski, e do reitor e vice-reitora que tomarão posse em novembro, Leonardo Beroldt e Sandra Lemos, respectivamente. Após a abertura oficial, ocorreu uma Mesa Redonda sobre “A Ciência para a redução das desigualdades”, com a participação do engenheiro civil e metalúrgico Enio Henhein, da professora de Ciências Químicas da Uergs Evelise dos Santos, e da doutora em Desenvolvimento Rural Carima Atiyel.

No dia 17 também ocorreu o “Dia C da Ciência”, que reuniu diversas instituições de ensino e pesquisa no Planetário da Ufrgs para apresentar iniciativas que demonstram a importância da ciência para o estado e o país. A Uergs organizou um piquenique científico, com um jogo de perguntas sobre ciência. Durante todo o dia, foram exibidos vídeos sobre projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade.

Confira o que está ocorrendo nas unidades da Uergs

Em Encantado, o Núcleo de Estudos em Agroecologia do Vale do Taquari promoveu, no dia 17, o 1º Seminário Territorial de agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Taquari com o tema “Você sabe o que está comendo? O papel da alimentação em nossas vidas. O seminário também contou com atividades práticas sobre produção de morango orgânico; técnicas para hortas orgânicas; como reconhecer as plantas alimentícias não convencionais. Ocorreu ainda a troca de sementes crioulas entre os participantes.

O professor da Uergs Rafael Haag proferiu uma palestra sobre “Energia e Civilização: uma breve história sobre o consumo e produção energética ao longo da evolução humana” para um público formado por educadores ambientais e professores de Ciências do município de Novo Hamburgo, no dia 19 de outubro. A palestra foi proposta pela Secretaria Municipal de Educação e abordou os padrões históricos e atuais sobre as relações entre população humana, demanda energética, economia, sociedade e tecnologia. Foram discutidas as relações entre consumo energético com indicadores sociais-econômicos, fontes de energia e mudanças climáticas. Por fim, foram apresentados alguns cenários para a transição energética baseada em fontes renováveis e seus impactos na sociedade do século 21.

Em Guaíba ocorrem diversas atividades. A primeiras delas é a Maratona para o desenvolvimento de Soluções para redução das desigualdades (tema norteador da SNCT deste ano), nos dias 18 e 19 de outubro. As propostas de soluções deverão deixar clara a importância da ciência para a redução das desigualdades e deverão pensar em problemas da nossa cidade que possam ser também aplicados em contexto estadual ou nacional. A programação da Maratona inclui palestras com a participação de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Desde setembro, estão sendo desenvolvidas atividades com estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola augusto Meyer, que propõem o uso de tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças.

No dia 1º de novembro, ocorre o “Cine, Ciência e Happy Hour”, com a exibição do filme Primeira Pedra, seguido de debate. A iniciativa é da TV Futura com o apoio das universidades do seu programa de relacionamento.

A última atividade da SNCT em Guaíba será o evento Gurias&Guris, no dia 9 de novembro. Durante todo o dia, ocorrerão uma série de bate-papos com pessoas que mudaram suas vidas por meio da Ciência. A programação inclui aulas de zumba e maquiagem, apresentações artísticas e exposição fotográfica.

Em São Francisco de Paula, o Mestrado profissional em Ambiente e Sustentabilidade está apoiando o “Cine, Ciência e Happy Hour”, e a Unidade da Uergs também promoverá a exibição do filme Primeira pedra, seguida de debate, no dia 1º de novembro.

A TV Cultura do Vale exibirá, no dia 22 de outubro o programa “A Arte de Ler: poesias para crianças”, produzido em parceria pela TV, a Uergs em Montenegro e a Fundação Municipal de Artes de Montenegro. O projeto é focado na importância da leitura para as crianças e, particularmente, das poesias, a partir de poetas e poetisas que trataram da temática da infância em suas criações. A proposta também pretende mostrar ao público que a poesia também está disponível para crianças.

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Unidade da Uergs em Santa Cruz do Sul realizará a 2ª Tertúlia Científica. Com o tema “Ciência para reduzir a desigualdade”, o evento vai discutir assuntos atuais nas áreas da Biotecnologia, Química e Engenharia aliados à temas como a desigualdade social, a violência de gênero e a saúde mental no ambiente acadêmico.

A Uergs em Bento Gonçalves receberá estudantes de graduação em Engenharia para realizarem experimentos de diferentes áreas do conhecimento que tenham relação com atividades de engenharias, a fim de despertar o interesse desses estudantes e esclarecer as atividades desenvolvidas por diferentes engenheiros. O projeto “Despertando a vocação para Engenharia e Tecnologias” prevê nove encontros que ocorrerão de 30 de outubro a 26 de novembro.

A Unidade em Bagé promoverá, nos dias 13 e 30 de novembro, o evento “Uergs das crianças”, com diversas atividades como oficinas, pula-pula, circuitos lúdicos, karaokê e visita às instalações da Unidade. Desta forma os organizadores pretendem aproximar o público infantil das ações da Universidade, além de avaliar aspectos como a construção social da infância e os direitos das crianças na região, com vistas a diminuir as desigualdades a partir do reconhecimento dos direitos de brincar e de estudar.

Em Cachoeira do Sul, ocorrerão oficinas sobre agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional em escolas públicas do município, nos meses de outubro, novembro e dezembro. As oficinas são realizadas pela equipe do Grupo de Estudos em Administração e Desenvolvimento Rural da Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul. As atividades envolverão mais de 600 alunos e, para enriquecer a discussão, foi produzida uma cartilha com informações básicas sobre Agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional que traz jogos e atividades para os estudantes e seus familiares. A cartilha também será disponibilizada on-line.

A Uergs em Tapes promoverá, na cidade de Sentinela do Sul, o Seminário Territorial de Segurança alimentar e Nutricional” e a “Plenária do Colegiado de Desenvolvimento Rural Centro sul” coordenados pelo Observatório Vulnerabilidade da Ufrgs/PGDR em parceria com o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Unidade da Uergs em Tapes. Entre os objetivos propostos estão a discussão de questões relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional e a rearticulação do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Rural do Centro Sul. Estão previstas plenárias, mesas redondas e oficinas.

A Trensurb também é parceira da Uergs na SNCT. Nos meses de outubro e novembro, um vídeo de divulgação sobre a SNCT destacando as questões referentes à Redução das desigualdades será veiculado nas TVs internas das estações, dos trens e de ônibus que fazem parte do mesmo consórcio. Adicionalmente, a cartilha produzida para as Oficinas nas escolas será distribuída no trem para o público presente em dia e horário a ser definido, provavelmente em outubro. O público estimado no metrô é superior a 100 mil pessoas diariamente, que poderão ter acesso a informações sobre ciência e redução das desigualdades.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul