10º Siepex amplia possibilidades de participação e de conexão entre a ciência e a sociedade

Imagem colorida. Dividida ao meio na horizontal, com a parte de cima na cor verde e a debaixo na cor branca. À esquerda, sobre as partes das duas cores, há o desenho estilizado de uma árvore com as raízes formando um globo com pontos de conexão com tonalidade azul clara. Ao lado da copa da árvore, lê-se Conexão Ciência. Abaixo, sobre o fundo verde, lê-se 10º Siepex Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs.
Evento ocorrerá de 18 a 30 de novembro de 2021, em ambientes virtuais.
Por Daiane de Carvalho Madruga

Com o tema “Conexão Ciência”, a  10ª edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Uergs ocorrerá de 18 a 30 de novembro de 2021, em ambientes virtuais. A programação traz inovações para se adaptar ao formato remoto de realização das apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas, além de eventos paralelos e atividades artísticas e culturais. O Edital com orientações para a participação foi publicado nesta terça-feira (17).

Além do formato e do período estendido de realização do evento, o 10º Siepex traz novidades como as novas possibilidades de apresentação de trabalhos, que poderão ocorrer por meio de vídeos ou pôsteres em formato de “Pôster-Cast”, em que o pôster  é acompanhado de um áudio explicativo. As palestras públicas serão transmitidas pelo YouTube e os minicursos poderão ocorrer em diversas plataformas virtuais.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da Uergs e coordenadora do evento, Erli Costa, esse formato é mais abrangente e democrático, pois não apresenta os limites físicos e as barreiras impostas pela realização de eventos presenciais.

“Estudantes, professores e membros externos à comunidade acadêmica que em outros momentos não poderiam participar poderão acompanhar os eventos transmitidos on-line, no momento em que ocorrem ou posteriormente, sem perder nada do que está acontecendo. As informações ficam disponíveis para consulta pública, o que é excepcional uma vez que o conteúdo pode ser utilizado amplamente”, destaca Erli.

A programação ainda está sendo definida pela comissão organizadora do evento, mas Erli adianta que as atividades serão distribuídas em duas semanas e em um turno por dia, variando entre os três turnos, para evitar a sobrecarga de eventos simultâneos, o que possibilita a participação em todo o Siepex.

“A ideia é que nem todos os turnos de cada dia sejam ocupados, oferecendo possibilidades para todos os públicos ao intercalar atividades pela  manhã, ou à tarde, ou à noite, em dias alternados”, explica Erli.

Segundo a pró-reitora, essa forma de organização, que prevê intervalos entre as atividades, reduz o estresse da permanência em frente à tela por longas horas e permite a realização de outras atividades do dia a dia.

Conexão Ciência

O 10º Siepex ocorre no ano em que a Uergs comemora seu 20º aniversário em um momento marcado por conquistas, como a sede própria para a instalação da Reitoria, e desafios como a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez anos, a apresentação do projeto Uergs 20+, e a oferta de ensino remoto em razão da pandemia.

Nesse contexto, a escolha do tema “Conexão Ciência” foi motivada pela percepção da necessidade de reestruturar as ações de ensino, pesquisa e extensão para tornar os conhecimentos produzidos na universidade ainda mais acessíveis à sociedade.

“A grande maioria da população não sabe, por exemplo, qual o papel das universidades em cada inovação que ocorre no dia a dia. Essa responsabilidade - de divulgar e esclarecer -  é inerente às instituições de ensino superior que, na maioria das vezes, ‘sabem fazer’ mas não ‘fazem saber’, ou seja, fazem muito, mas pouco comunicam sobre o que fazem deixando a sociedade sem informações sobre todo o histórico da contribuição do meio acadêmico para o desenvolvimento social em todos os sentidos”, comenta Erli, fazendo uma referência a uma fala do governador Eduardo Leite quando afirmou que, além de “saber fazer” é importante “fazer saber”.

Erli afirma ainda que o tema “Conexão Ciência” é abrangente e compreende todas as áreas do conhecimento, permitindo a integração entre universidade e a sociedade e o amplo debate sobre a importância das conexões para o avanço do conhecimento.

“A ideia é  não limitarmos os debates a um único tema e permitir que a integração entre áreas seja discutida, tentando ao máximo reduzir as barreiras, ampliando as discussões interdisciplinares e oferecendo integração entre sociedade e universidade e entre ensino-pesquisa-extensão-administração, que ocorrem como uma constante na vida acadêmica e são interdependentes para o sucesso do avanço da ciência”, disse.

Cronograma e Inscrições

As inscrições de avaliadores, de trabalhos e de atividades para possível inserção na  programação do evento ocorrerão em prazos e links específicos, a partir do dia 31 de agosto, de acordo com o cronograma do edital.

As inscrições de participantes foram prorrogadas para 13 de outubro a 12 de novembro.

O cronograma final, incluindo os dias e horários de todas as atividades, será divulgado no dia 16 de novembro.

Arquivos anexos