Aprovada no Consun a oferta de Auxílio Emergencial a estudantes que ingressaram na Uergs em 2020

O Conselho Superior Universitário da Uergs (Consun) aprovou nesta terça-feira (25) a concessão de um auxílio emergencial a estudantes da Universidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica que ingressaram este ano. Após a aprovação, a proposta de resolução será editada para atender as manifestações dos conselheiros.

Para a concessão do Auxílio Acadêmico Emergencial serão utilizados recursos do orçamento da Uergs que não tenham sido executados nos programas Monitoria e Prodiscência em 2020. Após o cálculo desse recurso, será definido o valor das bolsas-auxílio.  De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino da Uergs, não há tempo hábil até o final de 2020 para a tramitação de um edital complementar para execução desses valores, que devem ser utilizados ainda este ano.

Sobre a decisão de ofertar o auxílio a estudantes ingressantes, a pró-reitora de Ensino, Rochele Santaiana, explica que, no período de transição do Prodiscência, foram contempladas as pessoas que atendiam aos requisitos do Programa em 2019. Além disso, das 805 pessoas hipossuficientes que ingressaram na Uergs este ano, apenas oito foram contempladas com o edital de 2020 do Prodiscência.

“Tivemos o ingresso de 805 acadêmicos hipossuficientes que iniciaram suas atividades junto à Universidade no dia 9 de março. No dia 16 de março, iniciou o período de suspensão presencial de atividades de ensino e fechamento das Unidades devido à pandemia. Entendemos que o pouco tempo de inserção na Uergs destes ingressantes, em especial os hipossuficientes, causou prejuízos no tocante aos conhecimentos, às informações de programas de bolsas e auxílios que a Universidade tem instituído”, argumenta.

Após a redação final, a Resolução apresentará os trâmites para a concessão do auxílio e o cronograma para a distribuição até o final do ano.