CCMQ recebe ações de extensão da cooperação entre Sedac e Uergs

Acordo firmado entre a Uergs e a Sedac promove atividades de extensão da comunidade acadêmica - Foto: Divulgação - CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), passou a sediar, desde o mês de abril, uma programação de extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As primeiras atividades são nas artes visuais e na música. Os cursos são gratuitos e oferecidos à população.

Por meio do acordo firmado entre a Universidade e a Sedac no final de 2022, a CCMQ será sede de atividades regulares e extracurriculares, como atividades de extensão e outras propostas da comunidade acadêmica.

Música

Nos dias 9, 16, 23 e 30 de maio, das 19h às 20h30, na Sala Romeu Grimaldi, o professor Edu Iyetumbi Pacheco oferece, de forma repercussiva, uma Oficina de percussão, na qual trabalhará com os instrumentos conga, pandeiro, ilu e djembé. A proposta é analisar as possibilidades de fazer musica através dos tambores, envolvendo técnicas de execução, sonoridade, composição musical e possibilidades da percussão para o trabalho de professores da Educação Básica. O público alvo são alunos e alunas das escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre, professores de música, professores da educação básica, músicos e público em geral.

Ainda em maio, a partir do dia 10, começa a atividade de extensão proposta pela professora e atual coordenadora do curso de música Cristina Bertoni dos Santos. O curso Coletivo de Música: criação e aprendizagem tem como objetivo aprender, criar, elaborar e executar arranjos de músicas de repertório variado, utilizando instrumentos de percussão, harmônicos, melódicos e vocal, de acordo com a demanda dos participantes. O curso é voltado para pessoas interessadas na prática musical coletiva que possuam alguma experiência em qualquer uma das modalidades – percussão, harmonia, melodia e vocal – e também para professores de música. A oficina é realizada às quartas-feiras, de 10 de maio a 5 de julho, na Sala Hermes Mancilha da CCMQ, das 17h às 19h.

A partir de 13 de junho, em um encontro por mês até novembro, Pacheco oferece uma segunda atividade de percussão, a Jam Session: Noite de Tambores. O encontro tem como objetivo receber um músico percussionista renomado para conversar sobre o seu trabalho de percussão no Rio Grande do Sul, com especial atenção para os trabalhos dos mestres e mestras da Cultura (negros e negras). Cada encontro será dividido entre conversa e uma jam session de percussão. A atividade acontece das 19h às 20h30, na Sala Romeu Grimaldi.

Cooperação

Em outubro do ano passado, o governo assinou um Termo de Cooperação entre Uergs e Sedac, visando fomentar e ampliar a oferta de eventos nos aparelhos culturais do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta é que locais como a CCMQ, a Fundação Theatro São Pedro, o Teatro de Arena, os museus e outros recebam programações vinculadas à instituição de ensino superior.

O objetivo central da parceria é oferecer projetos desenvolvidos por docentes, discentes e comunidade acadêmica dos cursos de Artes da Uergs (licenciaturas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), gerando mais oportunidades de presença nos espaços de cultura e dando mais visibilidade à produção feita na Universidade. A cooperação pretende, ainda, propiciar ao público final a diversificação da programação cultural, bem como possibilidades de formação e fomento à cultura e à arte do Estado.

A partir do segundo semestre deste ano, a CCMQ também será sede de aulas da grade curricular dos cursos de artes.

Próximas atividades de extensão promovidas pela Uergs

Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Av. dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

Percussivamente: Oficina de percussão

Ministrante: Eduardo Guedes Pacheco