Curso de Engenharia de Computação permanece na faixa máxima e Uergs mantém conceito alto em avaliação do MEC
Resultados do Enade 2023 conferem um bom desempenho a cursos de graduação da Uergs e mantém a Universidade na Faixa 4 do IGC.
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Atualizada em 14/04/2025 às 17h14.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde da sexta-feira (11/4), os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior (Enade) realizado em 2023, um dos principais indicadores de qualidade da Educação Superior. O curso de Engenharia de Computação da Uergs permanece na faixa 5, a mais alta na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dado que considera o Enade na sua composição. A Uergs também manteve a posição que ocupa há alguns anos na faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC).
O curso de Engenharia de Controle e Automação, da Uergs em Porto Alegre, conquistou a faixa 4 do CPC. O mesmo desempenho foi obtido pelas graduações em Agronomia ofertadas nas unidades da Uergs em Cachoeira do Sul, Três Passos e Vacaria. Os cursos de Agronomia das unidades universitárias em Santana do Livramento, Sananduva e São Luiz Gonzaga ficaram na faixa 3 do CPC.
A composição desse Conceito considera a percepção e o desempenho de estudantes cocluintes de graduação; a formação docente, incluindo o número de profissionais com mestrado e doutorado; e a infraestrutura dos cursos. Esses resultados são fatores determinantes para a obtenção do Índice Geral de Cursos (IGC), composto pela média ponderada dos CPCs e pela avaliação de cursos de pós-graduação ofertados. As avaliações são expressas em uma escala de 1 a 5.
A coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, professora Marlene Guevara, destaca que o curso de Engenharia de Computação, ofertado na Uergs em Guaíba, está entre os 10 melhores do Brasil e entre os três melhores do Rio Grande do Sul. O curso de Engenharia de Controle e Automação está entre os dez mais bem conceituados no Rio Grande do Sul.
Além disso, ela considera que os cursos de Agronomia tiveram um ótimo desempenho. Com o CPC na Faixa 4, o curso da Unidade em Três Passos é o segundo colocado dentre os ofertados no Rio Grande do Sul e os das unidades em Cachoeira do Sul e Vacaria estão entre os dez mais bem pontuadas no estado.
De acordo com Marlene, a Coordenadoria de Avaliação Institucional já está planejando medidas para melhorar ainda mais o desempenho dos cursos e da Universidade nas avaliações realizadas pelo MEC. A intenção é desenvolver ações conjuntas com as coordenações de áreas da Uergs a partir da análise dos resultados divulgados pelo Inep e dos demais indicadores de reconhecimento de cursos e da avaliação interna realizada pela Universidade.
“Conduziremos estudos detalhados por curso e por unidade, com as coordenações de curso e NDEs [Núcleos Docente Estruturante] para discutir os dados, compartilhar boas práticas e elaborar estratégias específicas de manutenção dos bons resultados ou ações de melhoria quando necessário, alinhadas ao planejamento acadêmico e institucional”, afirma.
Entenda como cada indicador de qualidade da Educação Superior é composto:
- Conceito Enade: nota obtida no Exame pelos(as) estudantes concluintes da graduação, que compõe parte importante do CPC.
- CPC (Conceito Preliminar de Curso): índice que avalia a qualidade dos cursos com base na nota do Enade, perfil do corpo docente, infraestrutura e percepção dos(as) estudantes. Calculado em escala de 1 a 5.
- IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado): Mede o valor agregado pelo curso à formação dos(as) estudantes, comparando o desempenho no Enade com o desempenho esperado com base no histórico do Enem e no perfil socioeconômico.
- IDD positivo: indica que os estudantes tiveram desempenho superior ao esperado, sugerindo que o curso agregou valor à formação.
- IDD negativo: indica que os estudantes tiveram desempenho inferior ao esperado, o que pode sinalizar fragilidades na trajetória formativa ao longo do curso.
- IGC (Índice Geral de Cursos): indicador institucional calculado com base na média ponderada dos CPCs e na avaliação da pós-graduação (se houver). Aplicado ao nível da instituição e também expresso em escala de 1 a 5.
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