Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Ciências Agrárias (Licenciatura)

Área do curso: Ciências da Vida e do Meio Ambiente

Objetivos do curso: formar professores com sólida concepção pedagógica para atuarem nos espaços educacionais na área de Ciências Agrárias como na Educação Básica, Profissional Técnica de Nível Médio, assim como organizações não governamentais, entre outros. A formação estará pautada em sólidas concepções pedagógicas, políticas, científicas e tecnológicas, com conhecimento da dinâmica da realidade e da educação agrícola, dos sistemas de ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, capazes de buscar alternativas frente às diferentes situações da prática educativa em suas diversas modalidades, que consigam investigar e produzir conhecimentos sobre o meio ambiente e as finalidades da educação agrícola, bem como sobre os meios apropriados de formação humana.

Perfil profissional do egresso: profissional de nível superior, com graduação em licenciatura plena, com formação alicerçada na educação e nas Ciências Agrárias, com visão crítica da realidade contextual, construtiva do saber e da ética, capaz de contribuir para a transformação social pautada nos princípios de uma educação inclusiva com condições de desenvolver teorias e metodologias no campo da docência nas Ciências Agrárias, integrador no campo de pesquisa, extensão e produção agropecuária e comprometido com o desenvolvimento sustentável, social, político, econômico, ambiental e cultural da sociedade.

Área de aturação: o profissional licenciado em Ciências Agrárias é apto a lecionar no ensino técnico agrícola, no ensino médio e capacitar mão de obra para trabalhar como educador em propriedades rurais e na agroindústria. Para isso, tem sólidos conhecimentos em produção vegetal e animal com sustentabilidade e comercialização dessa produção. Ainda pode ministrar aulas nas áreas de Agronomia, Fitotecnia, Engenharia Rural, Zootecnia, Agroindústria e Extensão Rural. Os Institutos Federais de Educação Profissional, escolas agrotécnicas, escolas de campo e escolas que oferecem cursos técnicos e de educação fundamental são alguns dos locais de trabalho desse licenciado. No âmbito da extensão e pesquisa, o Licenciado em Ciências Agrárias também poderá atuar em espaços escolares e não-escolares, e instituições públicas e privadas. Poderá também trabalhar como profissional liberal por meio de assessorias e consultorias, em ações de Capacitação Continuada dos Setores de Educação das Cooperativas de Serviços Técnicos e de Assistência Técnica, Social e Ambiental, para quaisquer instituições.

Carga horária total: 3.165 horas-aula

Créditos: 195

Duração: mínimo 8 semestres

Local de funcionamento: Unidade em Vacaria

Turno: noturno

Coordenação do curso: Prof. Me. Guilherme Kunde Braunstein (guilherme-braunstein@uergs.edu.br)

Arquivos anexos

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul