Logotipo Uergs

A Uergs vem a público comunicar que a palestra que seria realizada pela Unidade Universitária em Sananduva no dia 30 de maio foi cancelada. Cabe informar que essa palestra foi organizada por um professor de uma disciplina de graduação de uma das unidades universitárias da Uergs.  Ressaltamos que a referida palestra não foi divulgada nas páginas institucionais da Universidade, as quais são administradas pela Assessoria de Comunicação da instituição.

Os cursos da Universidade têm autonomia para realizar determinados eventos, desde que não sejam contrários aos valores da Universidade e que não façam apologia a temas que firam os Direitos Humanos. Logo que a Reitoria teve conhecimento do card divulgado na quinta-feira (25/05), imediatamente determinou que essa veiculação fosse cancelada, pois se trata de um tema totalmente incompatível com os valores da Uergs.

Mesmo com uma proposta de alteração de título a Reitoria decidiu, em conjunto com o professor, pelo cancelamento da palestra.

Há alguns anos, a Uergs tem implantado políticas e desenvolvido diversas ações para reafirmar o respeito a diversidade étnica e contra o preconceito em todos os seus aspectos.  Diante do ocorrido, estão sendo organizadas mais iniciativas para alimentar e ampliar esse debate e assim reafirmar esse compromisso.

Fernando Guaragna Martins

Reitor da Uergs

No domingo, as direções regionais da Uergs divulgaram uma nota, disponível neste link.