Uergs lança edital de doação de kits de computadores a estudantes de graduação da Universidade
Publicação:

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs (Proens) lançou nesta segunda-feira (22) o Edital para doação de kits de computadores aos estudantes da Universidade. Por meio desse edital, serão doados 159 kits a estudantes de graduação cadastrados como hipossuficientes economicamente e que não dispõem de computador para desenvolver as atividades acadêmicas em formato remoto. As inscrições estarão abertas de 23 de fevereiro a 10 de março e devem ser feitas por meio do Portal do Aluno.
Dos 159 kits, será reservado um percentual para pessoas matriculadas na Uergs que se declararam pretas ou pardas, indígenas e pessoas com deficiência. A cota será de 10% do total de itens para cada grupo.
As pessoas contempladas serão definidas mediante um sorteio público que ocorrerá no dia 22 de março. Além das 159, serão sorteadas mais 30 pessoas para composição de uma lista de suplentes, respeitando a ordem do sorteio.
Os kits contêm um microcomputador, um monitor um teclado e um mouse que serão entregues nas universitárias a partir de 31 de março de 2021.
Esses equipamentos de informática são oriundos de doações de instituições parceiras recebidas após a Universidade encaminhar ofícios para diversos órgãos, solicitando notebooks, tablets e computadores que foram apreendidos ou que estão em desuso, para serem encaminhados a estudantes da Universidade durante a pandemia.
Antes do envio às unidades universitárias, todos os equipamentos são preparados pela Superintendência de Informática da Uergs. Enquanto isso, a Universidade está emprestando a estudantes alguns tablets que haviam sido adquiridos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).
Os 159 kits serão os primeiros equipamentos doados a estudantes. À medida em que mais computadores ficarem prontos para entrega, serão lançados novos editais. De acordo com Percila de Almeida, coordenadora de Qualificação Acadêmica da Uergs, a Universidade pretende constituir um Programa Permanente de doação de computadores.
Arquivos anexos
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.