Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Lançamento de livro na Fundarte, em Montenegro

Publicação:

1336486999atelier-abril-2006-006-1024x768.jpg
1336486999atelier-abril-2006-006-1024x768.jpg - Foto: Obra de Antônio Augusto Frantz Soares
Fará parte da programação cultural do mês de maio da Fundarte, o lançamento do livro “Frantz – O ateliê como pintura”, que apresenta a trajetória e a obra do artista Antônio Augusto Frantz Soares, com foco em sua produção mais recente.

O evento promovido pela Uergs e Fundarte ocorrerá dia 10 de maio, às 19h30minutos no Teatro Therezinha Petry Cardona, com entrada gratuita.

Frantz é natural de Rio Pardo e mora em Porto Alegre desde 1982.

Para explicar um pouco sobre trabalho apresentado no livro, a crítica de artes Paula Ramos conta que a inspiração para a produção do atual trabalho de Frantz começou em um período de certo recolhimento no final do ano de 1990, quando permaneceu por três meses na cidade de Kiel, no norte da Alemanha. Para manter limpo o chão do ateliê no qual trabalhava, forrou-o com papel. E este foi recebendo, paulatinamente, resquícios das ações, marcas que assinalavam o decurso artístico naquele “campo de batalha”. No final do período, percebeu potencialidades mais expressivas e reveladoras no forro maculado de modo aleatório do que no que vinha fazendo em outros trabalhos.

Em “Frantz – O ateliê como pintura”, a crítica comenta que “os trabalhos apresentados neste livro leva a assinatura de Frantz. E são pinturas. Alguns aparecem no suporte tradicional da tela, o chassi retangular; outros se desdobram em páginas de livros; e há os que se fixam à superfície do papel. Em comum, o interesse pela matéria da pintura, pela memória da pintura, pela reflexão do que é, afinal, pintura. Tal debate não se limita a um diálogo intimista de Frantz consigo mesmo, ou a conversas esporádicas com outros pintores e críticos de arte; ele se dá na própria obra, na obra que é o motor da inquietação, que incorpora, com propriedade e vigor, os desassossegos do artista, bem como os ritmos e as vivências do espaço no qual ela se instaura, o ateliê.”

Fundarte: Rua Capitão Porfírio, 2141 – Montenegro/RS – Fone: (51)3632-1879

Texto: Assessoria de Comunicação - Fundarte

Arquivos anexos

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul