Proens realiza pesquisa para analisar o perfil acadêmico de discentes da Uergs
Publicação:

Atualizada em 08/04/2020 - 10h47
A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs lançou uma pesquisa de Delineamento do Perfil Acadêmico da Universidade, a fim de buscar dados para traçar estratégias e ações que possam melhorar o ensino e que possam colaborar para a construção de políticas educacionais para os discentes. Os estudantes têm até o dia 13 de abril para participar da consulta.
A pesquisa procura compreender como estudantes da Universidade se relacionam com as tecnologias digitais, se possuem acesso a essas ferramentas e como as utilizam. Dentre as análises que o estudo busca construir, também estão a observação de hábitos de estudo e as formas com que melhor aprendem os conteúdos de aula. Tendo estes resultados, será possível elaborar estratégias que possibilitarão novas o planejamento de metodologias de ensino.
Para Caroline Tavares, Chefe do Núcleo de Educação a Distância, a realização da pesquisa permite que os discentes se tornem também agentes ativos no desenvolvimento de novas ações e estratégias da Universidade. “É sempre importante ouvir aqueles pelo qual nosso trabalho se mobiliza, que são os acadêmicos. Desta forma, a Pró-Reitoria de Ensino está buscando ouvi-los e, com eles, construir as condições necessárias para que o seu ensino seja mais qualificado.” finaliza.
O Formulário da Pesquisa está disponível neste link.
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.