Projeto estratégico Uergs 20+ marca o início de uma nova fase da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Publicação:

Na abertura das comemorações pelos seus 20 anos, em uma cerimônia realizada no início deste mês, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) recebeu do Governo do Estado um imóvel para a reitoria e o governador Eduardo Leite reafirmou a intenção de destinar à Uergs os demais bens que compõem a estrutura da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) em Porto Alegre e em Cachoeirinha. Como contrapartida, a Universidade apresentou o Projeto Estratégico Uergs 20+, que propõe um rearranjo institucional e a ampliação dos serviços prestados, em sintonia com a Política Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia.
O Uergs 20+ é composto por 70 projetos agrupados em três áreas estratégicas identificadas como portadoras de futuro: energia e mobilidade; recursos naturais e sistemas alimentares; espaços digitais e sistemas produtivos. “Essas áreas foram priorizadas a partir da nossa disponibilidade de recursos humanos qualificados na Universidade e da infraestrutura de laboratórios e de pesquisa da Cientec. Também são áreas tecnológicas transversais e estratégicas para o desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”, explica Rafael Haag, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs.
A proposta começou a ser construída em setembro do ano passado, por uma comissão especial designada pelo reitor Leonardo Beroldt e coordenada por Haag. “A Uergs se desafiou a pensar nas possibilidades e oportunidades que essa nova estrutura, uma vez incorporada à Universidade, poderia promover como expansão ou consolidação das atividades atuais nos campos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, conta o reitor.
O trabalho envolveu cerca de 30 profissionais de diferentes áreas, divididos em grupos de acordo com as áreas estratégicas e eixos norteadores, que elaboraram projetos e aprimoraram iniciativas que já estavam em andamento tanto na Uergs quanto na Cientec. “As ações propostas vão muito além da continuidade dos serviços já prestados pela Uergs e Cientec. A proposta oportuniza criar uma estrutura completamente nova, muito diferente de apenas uma soma de serviços já executados por dois órgãos distintos”, enfatiza Haag.
De acordo com o reitor, esse é um projeto ainda em construção, que inicialmente busca responder às necessidades da área de Ciências Exatas e Engenharias, pouco desenvolvida na Universidade em função das dificuldades em investimentos. “Se vislumbra uma expansão dessa área a partir do aporte dessa nova estrutura à Uergs, mas não é só isso, porque o projeto e a nova estrutura abrem caminhos, criam novas oportunidades para a Universidade. Com essa estrutura da Cientec e com o projeto Uergs 20+, a Uergs também amplia as suas possibilidades de parcerias”, projeta Beroldt.
“Mesmo que o núcleo da proposta tenha a infraestrutura da Cientec como ponto de partida, que obviamente implica num olhar mais voltado para as áreas tecnológicas, o projeto Uergs 20+ pretende ir mais além e discutir as demais áreas do conhecimento que também são importantíssimas para o desenvolvimento”, complementa Haag.
A elaboração do projeto foi orientada por uma visão de longo prazo em que a Universidade se reposiciona como protagonista em ações inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul. “A Uergs tem a inovação no seu DNA. Fomos pioneiros na proposta de cursos de graduação, como Engenharia de Energia, por exemplo. Também inserimos metodologias pedagógicas inovadoras, como as salas de aula em formato de ilhas com propostas ativas de aprendizagem, entre outras inovações que apenas agora algumas instituições de ensino estão adotando”, conta o pró-reitor.
Além disso, com o Uergs 20+, a Universidade propõe que o Estado diversifique sua matriz produtiva, incentivando novos arranjos baseados numa economia de produtos mais complexos e tecnológicos.
“O projeto Uergs 20+ significa muito mais do que o aproveitamento de uma estrutura de prédios, laboratórios e pessoal qualificado. Significa um reencontro com as origens da própria Uergs e uma oportunidade única para o estado do Rio Grande do Sul utilizar o imenso potencial da sua única universidade estadual como agente propulsor do desenvolvimento sustentável, baseado no conhecimento e em tecnologias transversais estratégicas”, conclui Haag.
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.