Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Projeto reúne esforços para construir acervo online com referências relacionadas à arte e à educação

Publicação:

Integrantes do grupo de pesquisa Flume Arte e Educação
Integrantes do grupo de pesquisa Flume Arte e Educação

Para aproveitar o período da quarentena decorrente da pandemia de Covid-19, o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Uergs  em Montenegro lançou o Projeto Cirandagem na Rede. Com a coordenação da professora Carmen Capra, a iniciativa visa dar continuidade aos esforços do curso para a construção de um acervo online, com referências bibliográficas relacionadas à Arte e à Educação. 

Desde 2012, docentes alimentam um acervo no blog do curso, com links estáveis e confiáveis, que podem ser acessados com segurança e de forma organizada. Carmen fala que, com tantas informações compartilhadas diariamente nas redes, a intenção é apresentar um espaço onde os discentes possam consultar produções de interesse para seus estudos. “Observei que não é fácil que estudantes identifiquem as fontes mais confiáveis para pesquisar e aprender, e que algumas orientações são sempre necessárias”, pontua.

Devido ao isolamento social, em que as pessoas estão recolhidas para se prevenir da contaminação da Covid-19, aumentaram as buscas por alternativas para  ocupar o tempo durante a quarentena. O Cirandagem na Rede torna-se mais uma iniciativa promovida na Universidade para contribuir com a vivência deste período. A ideia do Projeto é aproveitar o momento para aperfeiçoar seu acervo, partindo de duas ações principais: a atualização dos links já existentes e a seleção de novos itens. 

Para colaborar com a iniciativa, os interessados devem enviar suas sugestões para a coordenadora da ação, após observar as orientações que constam no blog do curso de Artes Visuais da Uergs.

Grupo de Pesquisa

O Cirandagem na Rede é uma das iniciativas desenvolvidas pelo Flume, grupo de pesquisa do curso de Artes Visuais da Uergs. Fundado por Carmen Capra em janeiro de 2018, o grupo surgiu com o objetivo de aperfeiçoar os estudos e pesquisas ligados às Artes Visuais e à Educação, desenvolvendo suas atividades em constante contato com a graduação, pautando-se nas reflexões sobre a formação docente em Artes Visuais. 

 Formado por uma equipe plural, o grupo é composto por docentes e discentes da Uergs e de outras universidades parceiras. Suas atividades seguem três principais linhas de pesquisa: Educação em Artes Visuais; Poéticas Visuais e História; Teoria e Crítica das Artes Visuais. 

 Carmen explica que as pesquisas do Flume partem de um processo colaborativo, e que promovem o diálogo crítico com outros campos do conhecimento. “O grupo de pesquisa como um todo contribui para consolidar as diferentes formas da pesquisa em Arte e Educação no meio acadêmico, ampliando-a para além deste contexto, para a comunidade e para a cultura”, conclui.

 

Texto: Émerson Santos

Edição: Daiane Madruga

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul