Sict e Uergs lançam curso sobre a pandemia de Covid-19
Publicação:

No Dia Mundial da Educação, 28 de abril, a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) lançam o curso Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Prevenção em tempos de Covid-19. A formação integra o projeto Educar para Inovar, da Sict. O público-alvo são professores da Educação Básica e estudantes do Ensino Médio, mas o curso é aberto à comunidade em geral.
No dia posterior ao lançamento, na quarta-feira (29), às 13h, o secretário Luís Lamb, da Sict, o secretário Faisal Karam, da Secretaria de Educação (Seduc), e o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, farão uma transmissão ao vivo. Os assuntos tratados serão os que nortearão os módulos do curso, tais como: os aspectos biológicos da Covid-19, um resgate histórico das pandemias, as modelagens estatísticas para tomada de decisão e os aspectos da inovação, entre outros.
“Conhecimento, educação e decisões baseadas em evidências científicas são fundamentais no mundo de hoje. Considerando a atualidade socioeconômica e, em decorrência da crise que estamos vivendo, a secretaria e a Uergs uniram-se para desenvolver um curso sobre a pandemia de Covid-19, que tem como objetivo compartilhar informações sobre saúde, meio ambiente, inovação e prevenção”, afirmou Lamb, reforçando o entendimento de que o conhecimento tem cada vez mais relevância econômica.
O reitor da Uergs também ressalta que o conhecimento é a principal arma que a população tem para enfrentar a pandemia de coronavírus e outros desafios. “Em situações de crise, percebemos que ocorrem muitas inovações e avanços na ciência, na tecnologia e na educação. Promover este curso de formação para professores do Rio Grande do Sul e que poderá ser acessado por interessados de todo o país, é uma oportunidade de traduzir a linguagem específica e científica para toda a sociedade”, afirma.
De acordo com a pró-reitora de Extensão da Uergs, Erli Costa, momentos como este fortalecem ainda mais o papel da extensão universitária como propulsora do conhecimento - ensino e pesquisa - gerado nas instituições de Ensino Superior. “Neste momento em que estamos isolados, a extensão nos reaproxima da sociedade, nos ajuda a manter o foco, a dialogar com um público ainda mais amplo e, principalmente, a contribuir para a transformação que a sociedade tanto precisa: pautada verdadeiramente pelo conhecimento científico”, afirma.
Sobre o curso
O curso é composto por módulos independentes e auto-instrucionais, acessados por meio de uma ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento e serão realizadas lives semanais com os organizadores para o lançamento de cada módulo.
Cada fase vai apresentar atividades práticas baseadas em situações pedagógicas que orientem os professores e estudantes a realizar experimentos práticos tanto em ambientes virtuais como, posteriormente, em laboratório, despertando o potencial inovador e de descoberta de novas formas de despertar conhecimento.
Ao final de cada módulo, será fornecida certificação pela Uergs. Mais informações e o formulário de inscrição estarão disponíveis aqui.
Sobre o projeto Educar para Inovar da Sict
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, visa a transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos. Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como solução de problemas complexos, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva.
Texto: Daiane Madruga e Raiza Roznieski
Edição: Andielli Silveira
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.