Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Sict e Uergs lançam curso sobre a pandemia de Covid-19

Publicação:

O público-alvo são professores da Educação Básica e estudantes do Ensino Médio.
O público-alvo são professores da Educação Básica e estudantes do Ensino Médio.

No Dia Mundial da Educação, 28 de abril, a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) lançam o curso Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Prevenção em tempos de Covid-19. A formação integra o projeto Educar para Inovar, da Sict. O público-alvo são professores da Educação Básica e estudantes do Ensino Médio, mas o curso é aberto à comunidade em geral.

No dia posterior ao lançamento, na quarta-feira (29), às 13h, o secretário Luís Lamb, da Sict, o secretário Faisal Karam, da Secretaria de Educação (Seduc), e o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, farão uma transmissão ao vivo. Os assuntos tratados serão os que nortearão os módulos do curso, tais como: os aspectos biológicos da Covid-19, um resgate histórico das pandemias, as modelagens estatísticas para tomada de decisão e os aspectos da inovação, entre outros.  

“Conhecimento, educação e decisões baseadas em evidências científicas são fundamentais no mundo de hoje. Considerando a atualidade socioeconômica e, em decorrência da crise que estamos vivendo, a secretaria e a Uergs uniram-se para desenvolver um curso sobre a pandemia de Covid-19, que tem como objetivo compartilhar informações sobre saúde, meio ambiente, inovação e prevenção”, afirmou Lamb, reforçando o entendimento de que o conhecimento tem cada vez mais relevância econômica.

O reitor da Uergs também ressalta que o conhecimento é a principal arma que a população tem para enfrentar a pandemia de coronavírus e outros desafios. “Em situações de crise, percebemos que ocorrem muitas inovações e avanços na ciência, na tecnologia e na educação. Promover este curso de formação para professores do Rio Grande do Sul e que poderá ser acessado por interessados de todo o país, é uma oportunidade de traduzir a linguagem específica e científica para toda a sociedade”, afirma. 

De acordo com a pró-reitora de Extensão da Uergs, Erli Costa, momentos como este fortalecem ainda mais o papel da extensão universitária como propulsora do conhecimento - ensino e pesquisa - gerado nas instituições de Ensino Superior. “Neste momento em que estamos isolados, a extensão nos reaproxima da sociedade, nos ajuda a manter o foco, a dialogar com um público ainda mais amplo e, principalmente, a contribuir para a transformação que a sociedade tanto precisa: pautada verdadeiramente pelo conhecimento científico”, afirma.

Sobre o curso

O curso é composto por módulos independentes e auto-instrucionais, acessados por meio de uma ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento e serão realizadas lives semanais com os organizadores para o lançamento de cada módulo. 

Cada fase vai apresentar atividades práticas baseadas em situações pedagógicas que orientem os professores e estudantes a realizar experimentos práticos tanto em ambientes virtuais como, posteriormente, em laboratório, despertando o potencial inovador e de descoberta de novas formas de despertar conhecimento.

Ao final de cada módulo, será fornecida certificação pela Uergs. Mais informações e o formulário de inscrição estarão disponíveis aqui. 

Sobre o projeto Educar para Inovar da Sict

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, visa a transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos. Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como solução de problemas complexos, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva. 

Texto: Daiane Madruga e Raiza Roznieski

Edição: Andielli Silveira

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul