Uergs cria o 1º Fórum Integrado de Gestão Ambiental
Publicação:

A Uergs criou o “1º Fórum Integrado de Gestão Ambiental”. O evento conta com palestras ministradas por docentes e pesquisadores de diversas instituições e pode ser acompanhado pelo canal do Youtube da Uergs em Sananduva , porém quem tiver interesse em obter o certificado de participação deve se inscrever no site Even3. A programação começa hoje (25) às 19 horas e vai até sexta-feira (29).
O Fórum foi criado com o objetivo de integrar as turmas de bacharelado em Gestão Ambiental da Uergs que estão espalhadas em sete Unidades Universitárias: Erechim, Sananduva, São Borja, São Francisco de Paula, Soledade, Tapes e Três Passos. A partir da imersão online nas atividades da semana, estudantes, docentes e a comunidade externa poderão discutir temas relacionados ao curso.
A abertura do evento ocorrerá hoje às 19 horas, com a primeira palestra sobre o tema “Panorama da mineração no RS: cenário atual e perspectivas”. Daniela Mueller, doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), Leonardo Berold, reitor da Uergs, e José Leonardo Andriotti, doutor em exploração mineral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são os convidados.
Amanhã (26) acontecerá a palestra “Riscos e Alternativas à megamineração no Pampa Gaúcho”, que será ministrada pelos doutores em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marcelo Duarte e Paulo Brack. Já, na quarta-feira (27), o encontro será sobre “As questões ambientais e a mineração de carvão sem limites na Região Metropolitana de Porto Alegre” e contará com a participação de Joyce Roth, doutora em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Rualdo Menegat, professor do Instituto de Geociências da UFRGS.
Na quinta-feira (28), ocorrerá a palestra “Mina Grande do Sul: será esse o futuro da metade sul do RS?”, que será ministrada por Eduardo Forneck, mestre e doutor em Ecologia pela UFRGS, e Paulo Tagliani, doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Já, na sexta-feira (29), o debate será sobre “Impactos socioambientais e conflitos da mineração no Rio Grande do Sul” e contará com a contribuição de Caio dos Santos, doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e Eduardo Quadros, Coordenador da Associação Amigos do Meio Ambiente Guaíba.
O Fórum foi criado com a expectativa de que se torne um evento recorrente e marque o início de uma nova tradição da Uergs. Além disso, o evento foi planejado para agregar conhecimento à formação de estudantes, disseminar conhecimento científico e oportunizar um ambiente de diálogo sobre temas relevantes para a comunidade acadêmica e o público externo.
Programação do 1º Fórum Integrado de Gestão Ambiental:
-
Abertura e palestra “Panorama da mineração no RS: cenário atual e perspectivas”
- Data: 25/10
- Horário: 19h - 20h30
- Convidados: Daniela Mueller de Lara (Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pelo Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates), Leonardo Alvim Beroldt da Silva (reitor da Uergs) e José Leonardo Silva Andriotti (geólogo graduado na UFRGS e doutor em Exploração Mineral pela mesma Universidade)
- Transmissão: Canal do Youtube da Uergs em Sananduva
-
Palestra “Riscos e Alternativas à megamineração no Pampa Gaúcho”
- Data: 26/10
- Horário: 19h - 30h30
- Convidados: Marcelo Maisonette Duarte (graduado em Ciências Biológicas pela UFRGS, mestre em Ecologia pela mesma Universidade e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFScar) e Paulo Brack (biólogo e mestre em Botânica pela UFRGS e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar)
- Transmissão: Canal do Youtube da Uergs em Sananduva
-
Palestra “As questões ambientais e a mineração de carvão sem limites na Região Metropolitana de Porto Alegre”
- Data: 27/10
- Horário: 19h- 20h30
- Convidado: Rualdo Menegat (professor do Instituto de Geociências da UFRGS)
- Transmissão: Canal do Youtube da Uergs em Sananduva
-
Palestra “Mina Grande do Sul: será esse o futuro da metade sul do RS?”
- Data: 28/10
- Horário: 19h - 20h30
- Convidados: Eduardo Dias Forneck (graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRGS, mestre e doutor em Ecologia pela mesma Universidade) e Paulo Roberto Armanini Tagliani (graduado em Oceanografia pela Furg, mestre em doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFScar)
- Transmissão: Canal do Youtube da Uergs em Sananduva
-
Palestra “Impactos socioambientais e conflitos da mineração no Rio Grande do Sul”
- Data: 29/10
- Horário: 19h - 20h30
- Convidados: Caio Floriano dos Santos (graduado em Oceanografia pela Univali e doutor em Educação Ambiental pela Furg) e Eduardo Raguse Quadros (engenheiro ambiental e coordenador da Associação Amigos do Meio Ambiente Guaíba)
- Transmissão: Canal do Youtube da Uergs em Sananduva
Por: Filipe Pimentel
Edição: Carla Dellagnese
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.