Uergs lança vídeo com informações em LIBRAS sobre o coronavírus

Produção do vídeo contou com uma estudante surda e com sua filha, que é intérprete.

Atento às necessidades da comunidade surda, que não dispõe de muitas informações sobre o coronavírus em formato adequado, o professor Alexandro Cagliari, da Uergs, resolveu criar um material em LIBRAS com esclarecimentos e orientações sobre a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Com a colaboração da estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs Viven Lopes, que é surda, e da filha e intérprete de Viven, Laura Lopes, foi elaborado um vídeo lançado nesta terça-feira (14).

“Fiquei surpreso com a carência de material em LIBRAS tratando do assunto, embora tenhamos muitos surdos em nossa Universidade e na sociedade em geral. Garantir acesso à informação a todos é fundamental em momentos críticos como o que estamos passando no momento”, enfatiza Cagliari.

Desde a elaboração do roteiro, a equipe buscou produzir um material que fosse realmente voltado à comunidade surda, e não uma adaptação de um conteúdo produzido para ouvintes. “Neste trabalho, buscamos dar destaque à informação em LIBRAS. Não queríamos apenas um vídeo com um ouvinte apresentando com tradução simultânea em LIBRAS. O foco foi a comunidade surda. Um vídeo feito por surdos e para surdos”, diz o professor.

A produção do vídeo envolveu outros professores e técnicos da Unidade da Uergs em Santa Cruz do Sul, um estudante do curso de Engenharia de Computação da Unidade em Guaíba e a equipe da Assessoria de Comunicação da Universidade.

Viven e Laura já fazem parte de um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido na Uergs em Santa Cruz do Sul com o objetivo de criar um glossário em LIBRAS para o ensino de Biotecnologia. A idéia surgiu diante da dificuldade observada pela intérprete para traduzir termos científicos utilizados durante as aulas na área de Biotecnologia. “Esse foi o grande motivador inicial para o início da parceria. Em breve esperamos também poder divulgar esse material destinado à comunidade surda brasileira”, anuncia Cagliari.

O vídeo também está disponível no YouTube.

00:00:00/00:00:00

Orientações à comunidade surda sobre o novo Coronavírus

Vídeo com o objetivo de orientar a comunidade surda sobre os cuidados para a prevenção da contaminação pelo novo Coronavírus, causador da COVID-19. Crédito: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Texto: Daiane de Carvalho Madruga - Ascom/Uergs