Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs participa de encontro do Foprop-Sul, que contou com a presença da presidenta da Capes

Publicação:

Da esquerda para direita, a coordenadora de Pesquisa da Uergs, Bárbara Clasen; o diretor de Avaliação da Capes, Antonio de Souza Filho; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Lilian Hickert; a presidente da Capes, Denise de Carvalho; o diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Opperman; e a coordenadora de Pós-Graduação da Uergs, Patrícia Binkowski.
Pró-Reitora e coordenadoras de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs com presidenta e diretores da Capes.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs participou nesta semana do Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (Foprop-Sul), que ocorreu na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O evento discutiu a importância da pós-graduação para o desenvolvimento nacional e os novos cenários e desafios para o aperfeiçoamento de políticas de ciência e tecnologia.

Na segunda-feira (2/09), o Fórum se reuniu com gestores da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e entregou uma carta com as demandas das IES da Regional Sul do FOPROP em razão do estado de calamidade no Rio Grande do Sul. Além da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Lilian Hickert, participaram do evento a coordenadora de Pesquisa da Uergs, Bárbara Clasen, e a coordenadora de Pós-Graduação da Universidade, Patrícia Binkowski.

A abertura oficial do Foprop-Sul ocorreu na terça-feira (3/09) com uma palestra da presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho. Ao longo do dia, a programação reservou espaços para encontros com coordenadores e diretores da Fundação. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Lilian Hickert, foi uma das coordenadoras da atividade que teve como convidado o coordenador geral de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Programas, Alexandre Favero, da  Diretoria de Programas e Bolsas da Capes.

De acordo com Lilian, o Fórum foi importante para a interação com pró-reitores(as) de outras universidades e com a presidência da Capes. A pró-reitora destaca as conversas sobre as avaliações dos cursos de mestrado e doutorado e sobre o impacto da crise ambiental vivenciada no Rio Grande do Sul a partir das enchentes sobre os programas de pós-graduação. 

Durante o Foprop-Sul, foram lançados dois programas: o Programa Capes Global, que busca a internacionalização das universidades e estimula o trabalho em rede; e o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD). Além disso, a secretária de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, e gestores dessas pastas nos estados de Santa Catarina e Paraná trouxeram um panorama dos programas e investimentos em pesquisa e pós-graduação. 

“Participar desses fóruns é muito importante pelo networking com outros(as) pró-reitores(as). Se percebe que há problemas similares nas demais pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e se conversa sobre as possíveis soluções. A internacionalização, por exemplo, é uma dificuldade sentida por várias universidades. A partir das conversas que tivemos no Fórum, foi ratificada a importância de trabalharmos em rede e de estimularmos a cultura da pesquisa e da pós-graduação”, avalia Lilian.

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul