Uergs promove rodas de conversa online sobre experiências no isolamento social

Moça acessando a internet por meio de um Notebook
A iniciativa busca debater a vivência de cada participante durante este período de crise.

Atualizada em 28/04/2020 - 18h50

Em tempos de isolamentos social, a possibilidade de conversar com pessoas próximas pela internet tem sido um alento. Um projeto da Uergs amplia essa possibilidade, e pessoas que nunca se encontraram pessoalmente estão tendo a oportunidade de participar de encontros online para falar sobre suas experiências no isolamento.

A iniciativa, idealizada pela professora Martha Hoppe, busca debater a vivência de cada participante durante este período de crise. Os encontros são realizados em um ambiente virtual, na plataforma Google Meet, e são abertos à comunidade em geral. As atividades ocorrem semanalmente, nas quintas-feiras, às 15h e às 17h.

No início dos encontros, os participantes que desejam compartilhar suas experiências apresentam o tema que desejam abordar. Cada sugestão é avaliada pelo grupo, que escolhe um desses assuntos para trazer ao debate. A cada novo encontro, a dinâmica se repete, buscando sempre promover um ambiente onde os participantes possam conversar e compartilhar suas experiências, para superar de maneira mais saudável o isolamento social.

Martha comenta que nos primeiros encontros os integrantes do grupo relataram principalmente seus temores e incertezas, relacionados ao avanço da pandemia. “Descreveram as dificuldades para refazer a rotina diária e os medos de perder empregos, ficar sem possibilidade de concluir seus cursos de graduação por temerem ficar sem recursos financeiros, entre outros medos”, conta.

Os interessados em participar dessas conversas devem preencher o formulário de inscrição. A coordenação do projeto entrará em contato com o participante  através de e-mail ou WhatsApp, para consultar a disponibilidade de acesso à plataforma Google Meet.

Texto: Émerson Santos

Edição: Daiane de Carvalho Madruga