Uergs realiza a 3ª Semana da Funcionária Pública e do Funcionário Público

Imagem colorida. Sobre fundo cerde claro em degradê, lê-se 3ª Semana do da Funcionária Funcionário Pública Público. ao lado, a silhueta de umacabeça com ícones ao redor, como coração, engrenagem, ampulheta, caderno.
A 3ª Semana do(a) Funcionário(a) Público(a) da Uergs será on-line e contará com seis palestras e duas apresentações musicais.

Atualizada em 20/10/2021, às 9h30.

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Universidade está organizando a “3ª Semana do(a) Funcionário(a) Público(a) da Uergs”. As atividades serão abertas à comunidade externa e ocorrerão pelo Google Meet dos dias 25 a 27 de outubro.

O evento tem como objetivo reunir os corpos técnico, de apoio administrativo e docente e discentes, além de ofertar um espaço para discutir assuntos diretamente relacionados às suas funções, com intuito de incentivar o cuidado pessoal e dos grupos nos ambientes de trabalho. “Neste ano, estamos integrando, ainda, os acadêmicos de uma forma especial, pois alguns participarão das palestras dos seus professores orientadores da Uergs, e isso permite uma aproximação dos alunos à vida funcional da Universidade e também é uma forma de reconhecer e valorizar o potencial dos nossos acadêmicos”, conta Talita Côrrea, diretora do DRH da Uergs e uma das organizadoras do evento.

Os temas que estarão presentes no evento foram sugeridos pelos próprios funcionários da Uergs, a partir de discussões levantadas em rodas de conversas on-line. O planejamento também contou com apoio do Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT) da Faculdade São Francisco de Assis, com quem a Uergs tem convênio.

Durante os três dias de evento, ocorrerão palestras sobre temas como alimentação saudável, corpo, papel e importância das plantas medicinais, gestão e organização do tempo e saúde mental. A abertura acontecerá no dia 25 de outubro às 14h e o encerramento, que contará com uma apresentação musical de Fernanda Anders, docente da Uergs em Montenegro, ocorrerá no dia 27 de outubro às 16h45 .

Para Talita, organizar um evento como este no contexto pandêmico foi um grande desafio, mas deu certo graças ao apoio dos convidados e de instituições parceiras, como a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul,  a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). “Poder contar com o apoio e disponibilidade dos palestrantes e de suas instituições de origem é algo muito valoroso, por poderem proporcionar seu tempo à abordagem de temas importantes à nossa saúde e ao nosso dia a dia”, afirma.

Para receber o certificado, quem participar deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante cada palestra. “Será certamente um momento bastante agradável, em que poderemos reunir-nos, assistir a palestras bastante qualificadas e conversar sobre nossa saúde e nossa qualidade de vida”, convida a diretora do DRH.

“Gostaríamos de parabenizar os funcionários da Uergs pelo empenho e pelos resultados alcançados pela Universidade, pois eles representam o esforço individual de cada um empregado em um coletivo em nome do conhecimento, da educação, da pesquisa, da integração com a comunidade e o desenvolvimento social”, afirma Talita.

Programação da 3ª Semana da Funcionária Pública e do Funcionário Público

• 25/10:

- 14h: Abertura - Sandra Monteiro Lemos (Vice-Reitora)

- 14h15: Apresentação musical - Fernanda Anders (docente da Uergs em Montenegro)

- 14h30: Palestra 1: "Saúde Mental: Tarefa coletiva" - Marcelo Spalding Verdi (psicólogo da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul)

- 15h30: Intervalo

- 15h45: Palestra 2: "Sentir e viver no meu corpo" - Silvia da Silva Lopes (docente da Uergs em Montenegro)

- Link de acesso: meet.google.com/khm-eimv-qvd

• 26/10:

- 14h30: Palestra 1: "A importância da alimentação saudável" - Cláudia Hernandes Ogeda (docente da Uergs em São Luiz Gonzaga)

- 15h30: Intervalo

- 15h45: Palestra 2: "Plantas medicinais: Reflexões sobre o papel do cuidado e suas implicações" - Carla Azambuja Centeno Bocchese (docente da Uergs em Vacaria)