Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul lança Incubadora Social Online

incubadora site
O projeto de Extensão que ganha uma versão online existe desde 2017.

Atenta às demandas e necessidades da população durante a pandemia do Coronavírus, a Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul lançou a Incubadora Social Online. A iniciativa busca dar assistência a trabalhadores autônomos e pequenos negócios que, em meio à grave crise causada pelo Covid-19, enfrentam dificuldades para lidar com o novo cenário. Os interessados em receber consultoria deverão se inscrever no processo de seleção do programa, que segue até o dia 15 de abril.

Com uma equipe de 25 pessoas, composta por estudantes e docentes dos cursos de Administração, Agronomia e de especialização em Gestão e Desenvolvimento Rural, o projeto irá oferecer assessoria e consultorias para os selecionados. Também, serão auxiliados na criação de páginas em redes sociais, flyers digitais - materiais de divulgação -, além da criação de uma logomarca própria, que levará o logo da Incubadora Social e o da Uergs.

Para participar do processo que irá selecionar as propostas de negócio, os interessados devem se cadastrar por meio do preenchimento de um formulário que está disponível na fanpage da Incubadora. As inscrições serão recebidas até o dia 15 de abril, com previsão para divulgação dos selecionados para o dia 23 do mesmo mês. O serviço será oferecido de forma totalmente gratuita, e sua duração seguirá enquanto durarem as medidas de prevenção à Covid-19, estipuladas pela Reitoria da Universidade.

A ideia do lançamento da versão digital da Incubadora, que já existe como projeto de Extensão da Universidade desde 2017, veio da observação das novas necessidade da população da região. Desde a última semana,  a Unidade passou a receber solicitações de auxílio de trabalhadores informais e dos pequenos negócios, que desejam se inserir nas plataformas digitais, como modo de dar continuidade às suas atividades comerciais. Em decorrência das restrições necessárias para conter a disseminação do novo Coronavírus, há a dificuldade destes trabalhadores de divulgarem seus produtos de maneiras presencial, e investir em divulgação pela internet se tornou uma alternativa.

De acordo com Chaiane Agne,professora da Uergs em Cachoeira do Sul e idealizadora da iniciativa, a proposta vem ao encontro dos ideias da Universidade, e a Incubadora Social Online se torna um modo de a Uergs continuar contribuindo com a sociedade, diante de um período onde soluções inovadoras podem ser o diferencial para a sobrevivência de alguns dos setores que estão mais vulneráveis à pandemia. Ela enfatiza a importância de haver um espaço onde estas pessoas que necessitam de ajuda possam recorrer para enfrentar a crise. “As mídias eletrônicas são fundamentais para dar suporte aos pequenos negócios, especialmente para o público de baixa renda e trabalhadores informais, que não conseguem pagar por uma assessoria especializada”. Ela também pontua o papel da Universidade neste processo. “Além de inovar, trazendo a possibilidade de atuação da Universidade na extensão de forma virtual, relaciona-se com a missão e a visão da Instituição, preocupada em construir ações de impacto que respondam às demandas locais e regionais", conclui.

Acesse o formulário de inscrição.

Para mais informações, consulte a Fanpage do projeto.