5ª Olimpíada Nacional de Aplicativos aborda o tema “Fome Zero e Agricultura Sustentável”
Publicação:

Já estão abertas as inscrições para a 5ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda). Este ano, o tema da Olimpíada é “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, um dos objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU. Participam da Olimpíada estudantes de Ensino Médio de todo o país, incluindo cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que propõem projetos de aplicativos relacionados ao tema da edição. A Onda é uma realização da Uergs e integra o projeto Educar para Inovar, fruto de uma parceria da Universidade com a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).
De acordo com a coordenadora da Olimpíada, Débora Matos, a 5ª Onda pretende fomentar discussões relevantes sobre o tema da edição e promover um olhar crítico relacionado à agricultura sustentável e à segurança alimentar, a fim de colaborar com soluções a partir do uso das tecnologias, como os aplicativos, que possam auxiliar no desafio de reduzir a fome no Brasil.
“Este tema tornou-se ainda mais relevante considerando o aumento da insegurança alimentar, principalmente no último ano em nosso país, situação essa que se agravou com a pandemia. Observando a atual realidade da população brasileira, é urgente que medidas para erradicar a fome e promover a agricultura sustentável sejam aplicadas”, argumenta a coordenadora.
“Devido às incertezas da situação do nosso planeta após a pandemia e levando em consideração as dificuldades que já estamos vivenciando, como a desaceleração da economia e o aumento da pobreza, é necessário promover ainda mais práticas agrícolas sustentáveis, através da agricultura familiar, com acesso equitativo à terra, à tecnologia e ao mercado”, acrescenta.
Organização e inscrições das equipes
As equipes devem ser compostas por duas a quatro pessoas, estudantes do Ensino Médio, sob orientação de uma professora ou professor. É permitido que estudantes de graduação atuem na coorientação das equipes. De acordo com a coordenação da Olimpíada, essa iniciativa busca aproximar estudantes de graduação e da Educação Básica, a fim de proporcionar a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes níveis da Educação.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de maio e devem ser feitas pela professora ou professor orientador. Na próxima etapa, as equipes aprovadas devem desenvolver o seu projeto de aplicativo e apresentar o problema que buscam solucionar, a justificativa e a solução proposta, além de um esboço das telas do aplicativo.
Canais de divulgação da Onda
Todas as informações sobre a 5ª Onda são divulgadas em uma página no Facebook. Além disso, também são divulgados na FanPage conteúdos que possam apoiar e incentivar a participação na Olimpíada, sobre assuntos como elaboração de projetos, desenvolvimento de aplicativos e de pitch vídeos, entre outros.
As informações sobre as etapas da Olimpíada também estão sendo atualizadas no aplicativo da Onda, desenvolvido para que as equipes possam obter orientações e dicas sobre cada uma das fases.
O aplicativo pode ser instalado em qualquer smartphone com sistema operacional Android.
No canal da Onda no Youtube, são realizadas lives que ficam disponíveis para acesso a qualquer tempo por quem quiser saber mais sobre as Olimpíadas.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs