Uergs promove atividades na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
Publicação:

A Uergs desenvolverá uma série de atividades durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 1º a 17 de novembro, na Praça da Alfândega. De 7 a 10, ocorrerão palestras, oficinas, mesas redondas, sarau de literatura e música, lançamento de livro e sessão de autógrafos, promovidos por diferentes unidades da Uergs.
Nos dias 7, 8 e 9, ocorrerão ações do projeto de Extensão “O Conhecimento Transforma III – Juventudes”. De acordo om os organizadores, o tema foi escolhido não só por sua relevância, mas porque as atividades são organizadas por estudantes de cursos de Licenciatura da Uergs, que estão constantemente em contato com adolescentes e jovens do Ensino Fundamental e do Médio. Todas as atividades buscam a reflexão e o debate sobre a prática da leitura, uma das principais vias de acesso ao conhecimento.
A ação é promovida pelos cursos de Licenciatura em Letras (Porto Alegre) e em Música (Montenegro); de Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor (Porto Alegre) e em Educação Musical (Montenegro); de Mestrado Profissional em Educação (Litoral Norte-Osório). O projeto conta com a parceria da Câmara Rio-grandense do Livro.
No dia 10 de novembro, acontecerá o lançamento do livro "Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam", da professora Cristina Wolffenbüttel, às 16h30.
A programação completa da 65º Feira do Livro de Porto Alegre pode ser encontrada aqui.
Serviço
Uergs na 65º Feira do Livro de Porto Alegre
Data: de 7 a 10 de novembro de 2019
Local: Praça de Alfândega de Porto Alegre
PROGRAMAÇÃO
07 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)
9h – Credenciamento
9h30 - Seminário de abertura: “Leitura e literatura na Adolescência” (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi - Uergs)
11h - Mesa redonda: “A juventude no ciberespaço – atitudes de risco e ciberviolência” (profa. Dra. Cíntia Bueno Marques - Ufrgs)
13h – Credenciamento
13h30 - Mesa redonda: “Leitura e literatura no ciberespaço” (Christopher Kastensmidt – UniRitter)
14h45 - Cine Debate - filme "JUNO".
17h - ART - Revista Literária da Uergs (Vinicius Suris - dissente, Curso de Letras da Uergs)
17h30 - Mesa redonda: “Educação e formação de Leitores na Revista Cacique (1954-1963)” (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi; bolsista Fapergs Ana Carolina Ceconello; bolsista CNPq Lindseiara Peres; bolsista voluntário Tiago Pedroso)
08 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
9h – Credenciamento
9h30 - Mesa Redonda: “Impacto do sentimento de pertencimento na formação docente” (profa. Dra. Magali de Moraes Menti - Uergs) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e outras instituições
11h- Oficina: “Leitura na Educação de Jovens e Adultos” (profa. Dra. Sita Mara Sant’ Anna - Uergs)
13h – Credenciamento
13h30 - Palestra dialogada: “Leitura e literatura no novo Ensino Médio” (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi - Uergs)
15h30 - Oficina: “Música e Literatura – Práticas de Leitura e Educação Musical no Ensino Médio” (profa. Dra. Cristina Rolim - Uergs)
17h - Instituto Estadual do Livro - IEL - Programa Tudo a Ler e Uergs.
17h30 -Mesa redonda: “Biblioterapia: Humanização do espaço hospitalar para crianças e adolescentes da ala Pediátrica (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi e bolsistas)
19h - Sarau “Tecendo o Amanhã”: tenda de contação de histórias (Fabulando e grupo de pesquisa da Revista Cacique - Uergs)
09 DE NOVEMBRO (SÁBADO)
Atividade EAD
10 DE NOVEMBRO (DOMINGO)
16h30 - Lançamento e sessão de autógrafos do livro "Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam" (professora Cristina Wolffenbüttel)
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs