Uergs promove atividades na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre

maxresdefault
A Uergs desenvolverá uma série de atividades durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 1º a 17 de novembro.

A Uergs desenvolverá uma série de atividades durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 1º a 17 de novembro, na Praça da Alfândega. De 7 a 10, ocorrerão palestras, oficinas, mesas redondas, sarau de literatura e música, lançamento de livro e sessão de autógrafos, promovidos por diferentes unidades da Uergs.

Nos dias 7, 8 e 9, ocorrerão ações do projeto de Extensão “O Conhecimento Transforma III – Juventudes”. De acordo om os organizadores, o tema foi escolhido não só por sua relevância, mas porque as atividades são organizadas por estudantes de cursos de Licenciatura da Uergs, que estão constantemente em contato com adolescentes e jovens do Ensino Fundamental e do Médio. Todas as atividades buscam a reflexão e o debate sobre a prática da leitura, uma das principais vias de acesso ao conhecimento.

A ação é promovida pelos cursos de Licenciatura em Letras (Porto Alegre) e em Música (Montenegro); de Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor (Porto Alegre) e em Educação Musical (Montenegro); de Mestrado Profissional em Educação (Litoral Norte-Osório). O projeto conta com a parceria da Câmara Rio-grandense do Livro.

No dia 10 de novembro, acontecerá o lançamento do livro "Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam", da professora Cristina Wolffenbüttel, às 16h30.

A programação completa da 65º Feira do Livro de Porto Alegre pode ser encontrada aqui.

Uergs na 65º Feira do Livro de Porto Alegre

Data: de 7 a 10 de novembro de 2019

Local: Praça de Alfândega de Porto Alegre

07 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)

9h – Credenciamento

9h30 - Seminário de abertura: “Leitura e literatura na Adolescência” (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi - Uergs)

11h - Mesa redonda: “A juventude no ciberespaço – atitudes de risco e ciberviolência” (profa. Dra. Cíntia Bueno Marques - Ufrgs)

13h – Credenciamento

13h30 - Mesa redonda: “Leitura e literatura no ciberespaço” (Christopher Kastensmidt – UniRitter)

14h45 - Cine Debate - filme "JUNO".

17h - ART - Revista Literária da Uergs (Vinicius Suris - dissente, Curso de Letras da Uergs)

17h30 - Mesa redonda: “Educação e formação de Leitores na Revista Cacique (1954-1963)” (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi; bolsista Fapergs Ana Carolina Ceconello; bolsista CNPq Lindseiara Peres; bolsista voluntário Tiago Pedroso)

08 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

9h – Credenciamento

9h30 - Mesa Redonda: “Impacto do sentimento de pertencimento na formação docente” (profa. Dra. Magali de Moraes Menti - Uergs) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e outras instituições

11h- Oficina: “Leitura na Educação de Jovens e Adultos” (profa. Dra. Sita Mara Sant’ Anna - Uergs)

13h – Credenciamento

13h30 - Palestra dialogada: “Leitura e literatura no novo Ensino Médio” (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi - Uergs)

15h30 - Oficina: “Música e Literatura – Práticas de Leitura e Educação Musical no Ensino Médio” (profa. Dra. Cristina Rolim - Uergs)

17h - Instituto Estadual do Livro - IEL - Programa Tudo a Ler e Uergs.

17h30 -Mesa redonda: “Biblioterapia: Humanização do espaço hospitalar para crianças e adolescentes da ala Pediátrica (profa. Dra. Ana Maria Bueno Accorsi e bolsistas)

19h - Sarau “Tecendo o Amanhã”: tenda de contação de histórias (Fabulando e grupo de pesquisa da Revista Cacique - Uergs)

09 DE NOVEMBRO (SÁBADO)

Atividade EAD