Memória Institucional: Comissão busca documentos para composição de acervo sobre a história da Universidade

Ao centro, foto em tom sépia da primeira Aula Magna da Uergs, no dia 8 de abril de 2002. No retrato, há sete pessoas em postura ereta, com os braços distendidos ao longo do corpo, o que sugere a execução de um hino. Dentre elas, o governador Olívio Dutra.

Profissionais que atuam na Uergs, das áreas de Biblioteconomia, Comunicação e História, estão realizando o resgate, catalogação e divulgação de elementos que compõem a Memória Institucional da Universidade. O grupo está trabalhando desde fevereiro deste ano e foi designado a compor a Comissão Permanente de Memória Institucional da Uergs por meio da Portaria 018/2021.

A Preservação da Memória Institucional é tema de um dos capítulos da Política de Comunicação da Uergs, documento que está em fase de revisão. “A Ascom entende que essa Comissão é fundamental para estruturar o trabalho de preservação da memória e de resgate histórico da Uergs e por isso a sua instituição tem caráter imediato”, explica Karine Martins, presidente da Comissão de Memória Institucional da Uergs e analista de Relações Públicas da Universidade.

“Memória, história, identidade, cultura e patrimônio são campos de estudos que se inter-relacionam e se sustentam. Portanto, dispor de profissionais habilitados nessas áreas de conhecimento torna-se imprescindível para desenvolver uma proposta mais completa voltada à memória institucional”, acrescenta Karine.

Busca e Exposição

Em breve, será lançada uma página no site da Universidade para a exposição de fotos, vídeos e textos que apresentem dados sobre a história da Uergs levantados pela Comissão por meio de buscas em documentos, livros, sites e entrevistas com pessoas que estão há bastante tempo na Uergs, além de personagens importantes na trajetória da Universidade. Essa será uma das ações em comemoração aos 20 anos de fundação da Uergs, celebrado no dia 10 de julho.

A maior parte do acervo que compõe a Memória Institucional está sendo resgatada com o apoio da comunidade. Portanto, é fundamental que as pessoas que tenham fotos ou outros documentos que contenham registros de momentos marcantes da história da Uergs enviem esses materiais para a Comissão por meio do e-mail memoria@uergs.edu.br

Por: Daiane de Carvalho Madruga