Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Comissão inicia discussão dos temas da Política de Comunicação da Uergs

Publicação:

Comissão esteve com o consultor nos dias 27 e 28 de fevereiro.
Comissão esteve com o consultor nos dias 27 e 28 de fevereiro.
Por Daiane de Carvalho Madruga

A Comissão criada para a elaboração da Política de Comunicação da Uergs esteve reunida nos dias 27 e 28 de fevereiro com o consultor Wilson Bueno, na Reitoria da Universidade, para iniciar a discussão dos temas e a redação dos textos do documento. A primeira reunião de trabalho contou com a presença da vice-reitora, pró-reitores, coordenadores de área e chefes de departamentos da Uergs, para uma apresentação sobre os objetivos da Política, qual sua importância e como será o processo de criação. A reitora, Arisa Araujo da Luz, e o pró-reitor de Administração, João Carlos Coelho Júnior, conversaram com o consultor na segunda-feira à tardinha, em função da viagem para Brasília na terça-feira.

A Política de Comunicação é um documento que reúne as diretrizes para o planejamento e execução de estratégias e ações de comunicação, e orienta o relacionamento da organização com seus diversos públicos internos e externo.

A criação da Política de Comunicação da Uergs é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017/2021. Sua construção está sendo coordenada por uma comissão designada pela reitora e, ao longo do processo, os textos serão submetidos à consulta da comunidade acadêmica para posterior aprovação pelo Consun.

No dia 20 de março, ocorrerá um seminário em que Bueno falará para a comunidade acadêmica sobre a importância da Política de Comunicação da Uergs e da participação de todos no processo de elaboração do documento.

Etapas da elaboração da Política

Após a contratação da consultoria, em dezembro de 2017, a comissão e o consultor definiram uma agenda de reuniões para discussão dos temas a serem abrangidos pela Política. Os professores, estudantes e funcionários de cada campus regional são convidados a indicar um representante de cada categoria, por campus, para se juntar à Comissão designada pela reitora nos encontros para discussão dos temas. A participação dos representantes poderá ocorrer presencialmente ou por hangout.

Nos dois primeiros encontros realizados nesta semana, foram definidos os públicos estratégicos da Uergs e discutidos assuntos relacionados aos públicos interno e externo e os canais de relacionamento com esses públicos.

Na próxima semana, o texto será publicado na página da Política de Comunicação, no site da Uergs, e a comunidade acadêmica é convidada a fazer a leitura e avaliação. As sugestões poderão ser enviadas para o e-mail politica-comunicacao@uergs.rs.gov.br e serão discutidas na próxima reunião com o consultor, em março.

O consultor se reunirá com a Comissão e com os representantes indicados pelos Campi uma vez por mês, até julho deste ano. As próximas reuniões ocorrerão nos dias 20 e 21 de março.

Após a aprovação da Política pelo Consun, ocorrerá um seminário de lançamento.

Temas da Política de Comunicação da Uergs

  • Os públicos estratégicos
  • A comunicação com os públicos internos e canais de relacionamento
  • A comunicação com os públicos externos (geral) e canais de relacionamento para esta interação
  • As estratégias de relacionamento com a mídia
  • A comunicação da Uergs nas mídias sociais
  • A realização e a promoção de eventos e as campanhas de ingresso
  • A comunicação em situações de crise
  • A gestão da marca Uergs
  • A divulgação da pesquisa da Uergs (Comunicação e divulgação científica)
  • A comunicação e a extensão na Uergs
  • A gestão da comunicação na Uergs.
  • A internalização da Política de Comunicação na Uergs
  • Roteiro da Política de Comunicação da Uergs
  • Plano para implementação da Política de Comunicação 

Contratação de consultoria

A experiência de outras instituições de Ensino Superior que estão em fase de elaboração ou de implantação de sua Política de Comunicação indicou a importância da contratação de uma consultoria externa para orientar o processo, o que garante uma visão externa livre de vínculos com hierarquias e a cultura organizacional, além da experiência na condução de iniciativas como essa.

Portanto, a exemplo de IES gaúchas e federais, propôs-se a contratação do consultor Wilson da Costa Bueno, doutor em Comunicação, professor e escritor com larga experiência em comunicação organizacional e na construção de políticas de comunicação, e que prestou consultoria ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Santa Catarina, Universidade Federal do Amapá, Embrapa, entre outras instituições. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, Wilson da Costa Bueno apresenta como diferencial a experiência com consultoria para órgãos públicos. 

Wilson da Costa Bueno

Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural. As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresaria/Organizacional e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e em Agribusiness). Já orientou mais de uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Tem mais de uma dezena de livros, e-books publicados e organizados, além de dezenas de capítulos em livros da área e artigos em revistas científicas do país e do exterior. Atua como consultor nas áreas de Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional, tendo prestado consultoria para elaboração de Política de Comunicação para a Embrapa, de inúmeros Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, para o Parque Tecnológico associado à Universidade Federal de Juiz de Fora, para a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dentre outras instituicões. Editor de portais temáticos em Comunicação e Jornalismo Especializado e integra o corpo editorial de publicações acadêmico-científicos da área de Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa e da Mojoara Editorial. (Texto informado pelo autor em seu currículo Lattes, disponível em: < http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783093H6>)

Livros publicados e organizados: Comunicação Empresarial: alinhando teoria e prática (2014); Estratégias de comunicação nas mídias sociais (2015); Comunicação Empresarial: da Rádio Peão às mídias sociais (2014); Comunicação Empresarial: planejamento e gestão (2011); Comunicação Empresarial: leituras contemporâneas (2011); Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégia (2009) Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (2007); Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa (2007); Comunicação Empresarial: um olhar plural (2007); Comunicação Empresarial: teoria e Pesquisa (2003), A Comunicação na era da qualidade (1995); Comunicação para a saúde: uma experiência brasileira (1996).

Tem dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas e capítulos de livros em coletâneas.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul