Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Comitê de Ética em Pesquisa da Uergs seleciona novos integrantes

Publicação:

CEP
Inscrições devem ser realizadas por e-mail até o dia 31 de janeiro.

Atualizada em 22/01/2021 - 16h30

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Uergs está com inscrições abertas para novos membros que tenham formação nas Áreas de Ciências Biológicas, Biotecnologia ou Ciência dos Alimentos. Para a inscrição, é preciso enviar e-mail manifestando interesse para o endereço cep@uergs.edu.br, incluindo a área de formação e o link para seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq.  As inscrições serão aceitas até às 12h do dia 31 de janeiro.

São duas vagas disponíveis para pessoas dos sexo masculino, em cumprimento às Normas Operacionais do do Conselho Nacional de Saúde, que trata da composição dos Comitês de Ética em Pesquisa, exigindo que os Comitês tenham em sua equipe pessoas dos dois sexos.

Caso haja um número maior de inscritos, serão adotados alguns critérios para desempate, que são: maior tempo de pesquisa e produção científica; experiência em Comitê de ética em Pesquisa e maior IGA (para candidatos da Uergs) ou tempo de vínculo institucional (para demais candidatos).

Os membros do Comitê possuem mandato de três anos e são responsáveis pela análise das questões éticas de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos e pela emissão de pareceres de projetos dentro de sua área de conhecimento, tendo como base as resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Podem realizar a inscrição pessoas com, no mínimo, titulação de mestre e experiência em pesquisa, além de ser funcionário da Uergs (dos corpos docente, técnico ou de apoio administrativo) ou de outra instituição do Estado do Rio Grande do Sul. Também devem ter disponibilidade de  quatro horas semanais para se dedicar às atividades do CEP, para participar presencialmente de eventos, reuniões e demais atividades do Comitê. 

As reuniões do CEP ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês. Atualmente, devido à pandemia, os encontros estão ocorrendo de forma remota, por meio da  plataforma Google Meet. Após o período de isolamento, com o retorno das atividades presenciais, as reuniões serão realizadas na Unidade da Uergs em Porto Alegre.

Antes de iniciarem as atividades, os membros selecionados deverão participar, obrigatoriamente, de uma capacitação, que ocorrerá nos dias 4 e 8 de fevereiro, das 13h30 às 17h, ministrada pela Coordenação e por membros do Comitê. O resultado da seleção será divulgado às 17h do dia 1° de fevereiro, por meio de um aviso enviado para o e-mail dos selecionados, bem como pelo site do CEP-Uergs.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul