Curso de Engenharia de Computação da Uergs é o melhor do estado, de acordo com última edição do Enade

Foto colorida. Céu azul claro e árvores ao longe. Cinco pessoas de costas olham para um drone voando.
Curso de Engenharia de Computação da Uergs obteve a maior nota entre as demais universidades do estado. - Foto: Mauricio Farias

Atualizada em 25/10/2020 às 17h22

O curso de Engenharia de Computação da Uergs está em primeiro lugar no ranking das universidades que ofertam a graduação no estado, de acordo com os resultados da última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia cursos superiores. Essa graduação, ofertada pela Uergs na Unidade em Guaíba, obteve nota 4 e, com isso, está entre as 10 mais bem pontuadas do país. Com a mesma pontuação, o curso de Agronomia da Unidade em Cachoeira do Sul obteve a terceira nota mais alta do estado. O curso de Agronomia ofertado na unidade em Três Passos e o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Unidade em Porto Alegre também obtiveram conceito 4 e estão entre os 10 mais bem classificados do Rio Grande do Sul.

De acordo com a coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, Jaqueline de Mattia, a Universidade está trabalhando na criação de novas estratégias para melhorar a cada ano os índices, pois essa avaliação é vista como um instrumento de melhoria da qualidade acadêmica e científica da Universidade.

“Ficamos muito felizes com os resultados, pois temos um compromisso em consolidar a qualidade do ensino na Uergs. Esses números são importantes para colocar a Universidade na vitrine da qualidade do ensino público no país. Nas avaliações em que ainda não atingimos o índice esperado, estaremos trabalhando para um diagnóstico mais preciso para que possamos traçar estratégias que possibilitem melhorias futuras para a reestruturação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”, afirma.

Para a professora Adriane Parraga, coordenadora do curso de Engenharia de Computação da Uergs, ofertado na Unidade em Guaíba, os principais fatores que colaboram para o sucesso do curso são o estímulo ao desenvolvimento de projetos, a qualificação do corpo docente e a dedicação dos alunos, alcançada graças aos vínculos que vão se criando ao longo do curso. “A gente cria um vínculo com os alunos da Uergs e essa forma como a gente se relaciona desenvolve uma parceria. Isso faz a diferença”.

“Eles estão sempre envolvidos em algum projeto de pesquisa, de extensão ou de monitoria, e isso é um fator importante. A qualidade dessa nota também se reflete na inserção profissional, pois a maioria dos nossos estudantes e egressos está realizando bons estágios e estão bem empregados”, acrescenta.

O coordenador do Núcleo Estruturante dos cursos de Agronomia (NDE) da Uergs, Rafael Meirelles, avalia que os resultados são motivo de orgulho, mas o Núcleo já está fazendo uma análise dos dados e discutindo o que precisa ser aprimorado. Desde o ano passado, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Agronomia está sendo revisto e, de acordo com Meireles, isso contribuirá para aperfeiçoar a graduação e sua avaliação, consequentemente.

“Muitas das preocupações apontadas pelos acadêmicos serão sanadas com o novo PPC. Bibliografias foram atualizadas, assim como ementas dos componentes, de forma a deixá-las mais atuais. O curso será mais prático no campo, no laboratório e, até mesmo, nas atividades de extensão, que serão responsáveis por 10% da carga horária na formação dos nossos egressos. Os estudantes fizeram a parte deles, com esse belo desempenho. Agora faremos a nossa para qualificar ainda mais nossos cursos. O NDE e os coordenadores irão discutir e tomar atitudes para melhorar. Tenho certeza que é o objetivo de todos”, ressalta.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras Áreas do conhecimento.

A cada ano, o Exame é aplicado para avaliar um grupo de cursos de uma determinada área do conhecimento. Participam do Enade estudantes em fase de conclusão da graduação.

Na edição anterior do Enade, o curso de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, da Uergs em Porto Alegre, obteve a nota máxima.

Curso de Engenharia da Computação

O curso de Engenharia de Computação tem o objetivo de formar profissionais com capacidade para projetar, implementar, testar, otimizar e manter sistemas digitais, além de implementar, organizar e gerenciar a produção de sistemas de hardware e software e sua incorporação a produtos e serviços, incluindo sistemas voltados à automação e controle de processos industriais e comerciais, sistemas e dispositivos embarcados, sistemas e equipamentos de telecomunicações e equipamentos de instrumentação eletrônica.

Saiba mais sobre o curso

Curso de Agronomia

O curso de Agronomia da Uergs é voltado à atividade agronômica com foco na realidade histórica e estrutural da agricultura familiar, segmento fundamental do setor primário brasileiro, e nos princípios ecológicos de produção agropecuária.

Saiba mais sobre o curso

Por: Daiane de Carvalho Madruga