Docentes da Uergs têm projetos selecionados em Edital de Auxílio à Pesquisa da Fapergs
O professor Rafael Meirelles e a professora Zenicléia Deggerone tiveram seus projetos contemplados com recursos financeiros
Publicação:

Dois docentes da Uergs tiveram seus projetos selecionados pelo Edital FAPERGS 10/2021 - Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado – ARD/ARC, com a divulgação do resultado tendo ocorrido em abril deste ano. O objetivo é apoiar recém-doutores ou doutores que tenham sido recém contratados, cuja titulação ou contratação tenha ocorrido a partir de 1º de janeiro de 2016, concedendo recursos financeiros para viabilizar o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.
O professor de Agronomia na unidade de São Luiz Gonzaga, Rafael Narciso Meirelles, doutor em Fitotecnia, foi selecionado na categoria recém-contratado com o projeto “Desenvolvimento e atividade de vôo de abelhas jataí (Tetragonisca fiebrigi) em caixas racionais de diferentes espessuras e madeiras”, que visa avaliar as variações comportamentais, ambientais e o desenvolvimento de colmeias de abelhas jataís. Este trabalho tem como objetivo gerar uma recomendação de caixa racional para criações de abelhas-sem-ferrão no RS, tendo como público-alvo os meliponicultores do estado, e padronizar as caixas utilizadas.
A professora na área de Administração na unidade em Erechim, Zenicléia Angelita Deggerone, Doutora em Desenvolvimento Rural, foi selecionada para receber o apoio financeiro como recém-doutora pelo projeto “A dinâmica dos mercados agroalimentares no Alto Uruguai-RS: identificação e caracterização dos canais de comercialização da agricultura familiar”, que procura conhecer as características e o modo de funcionamento dos mercados, assim como compreender como se dá a inserção dessas categorias sociais nos circuitos de compra e venda da produção agroalimentar, que são determinantes para a reprodução social. Ademais, o projeto busca investigar com mais profundidade em que medida a organização social, via cooperativas, associações e movimentos sociais, são capazes de engendrar e fomentar formas de comercialização coletivas, e por fim, verificar como a pandemia afetou a dinâmica de distribuição de alimentos através das cadeias curtas e longas e de que modo a digitalização dos mercados aconteceu entre os agricultores familiares na região Alto Uruguai/RS.
Esta proposta possui abrangência que se estende por 21 municípios da região. Dentre os municípios selecionados, a escolha destes locais está atrelada ao envolvimento, proximidade e inserção da proponente de pesquisa junto às organizações sindicais (SUTRAF-AU/ FETRAF-RS) e pela presença de filhos de agricultores familiares matriculados nos cursos de graduação na Unidade da Uergs em Erechim.
Por: Karoline Costa
Edição: Karine Martins
Arquivos anexos
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.
- Foto em preto e banco de um homem idoso, calvo, com barba branca. Ele está sério, sentado em uma sala de aula e com folhas de papel nas mãos.