Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Estudantes de escolas do campo de Três Passos participam de evento na Uergs.

Publicação:

foto colorida,um dia de sol, onde crianças professores e colaboradores confraternizaram após as atividades.
foto visita dia 26.06

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) de Três Passos recebeu nos dias 26 e 28 de junho estudantes  de escolas do campo de Três Passos . O encontro foi uma oportunidade para os(as)  alunos(as) conhecerem mais sobre a Universidade  e suas áreas de estudo, percorrendo seis estações que exploravam diferentes campos do conhecimento. As visitas  fazem parte da programação que antecede a Primeira Jornada de Educação Ambiental da instituição, que ocorrerá no segundo semestre de 2023.

Participaram das visitas estudantes das escolas: Dom João Becker, do Distrito de Santo Antônio; José de Anchieta, do Distrito de Bela Vista; Wally Elisa Hartmann, do Distrito de Erval Novo; e Guia Lopes, do Distrito de Floresta.

A ação é parte do Projeto: “Uergs e a educação ambiental: agir no presente para garantir o futuro das novas gerações”, coordenado pela professora , Luciane Sippert Lanzanova e pelo professor Ramiro Pereira Bisognin em parceria com o projeto Semeando, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Três Passos com o objetivo de incentivar e educar os alunos das escolas do campo sobre questões ambientais e sustentabilidade. Além disso, o projeto também tem o objetivo de desenvolver o protagonismo dos estudantes, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente e às suas próprias vidas.

De acordo com Fátima Goldhart Larssen, coordenadora do projeto Semeando, por meio da realização de eventos como este, a Uergs  ressalta o seu compromisso com a educação ambiental e a formação consciente dos estudantes. 

As estações visitadas  durante o evento foram:

1. Apresentação da Uergs e dos cursos de Agronomia, Gestão Ambiental e Especialização em Manejo Sustentável do Solo. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os cursos oferecidos pela universidade, bem como seus objetivos e importância para a comunidade (Professores responsáveis Robson Evaldo Gehlen Bohrer e Luciane Sippert Lanzanova)

2. Observação de declividade de terreno. Nesta estação, os estudantes aprenderam a ler cotas no terreno com o uso do equipamento de nível óptico, através do método de nivelamento geométrico (Professor responsável Ramiro Pereira Bisognin).

3. Observação de estruturas de morfologia externa e interna (células) de plantas, insetos pragas agrícolas e fósseis. Os alunos tiveram a chance de observar de perto fósseis de plantas e insetos datados de 120 a 300 milhões de anos atrás (Professor responsável Márlon de Castro Vasconcelos).

4. Demonstração de práticas de medição de pH em amostras diversas. Medições de pH foram feitas em amostras de água, vinagre, leite, suco de uva e refrigerante, além de uma demonstração de titulação ácido-base em uma amostra de vinagre (Responsáveis: Professora Fernanda Hart Weber, Técnico de Laboratório Hardi Germano Weirich e a Voluntária Farmacêutica Daniela Hart).

5. Estudo do material de origem e importância da vida no solo. Nesta estação foram abordadas algumas características do processo de intemperismo e formação do solo a partir de diferentes rochas como material de origem que puderam ser visualizadas pelos participantes; também foram repassadas informações a respeito da função e da importância dos organismos e microrganismos do solo nos processos de degradação e decomposição dos resíduos orgânicos e liberação de nutrientes com a visualização de microrganismos em Placas de Petri e de organismos, através do uso de lupas (Professores responsáveis Marciel Redin e Danni Maisa da Silva).

6. Simulador de chuva. Os alunos puderam ver o efeito erosivo da chuva em situações de lavoura sob plantio direto e lavoura em preparo convencional, mostrando as perdas de água e solo que ocorrem quando não são adotadas práticas de manejo sustentável (Professores responsáveis Mastrângello Enivar Lanzanova e Eduardo Lorensi de Souza)

A organização do evento contou com a participação da equipe administrativa da unidade, além de bolsistas, professores e técnicos das escolas participantes, que acompanharam as turmas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul