Inscrições abertas para 6ª Olimpíada Nacional de Aplicativos
As inscrições para a edição deste ano, que aborda o tema "Educação de Qualidade", poderão ser realizadas até o dia 1º de junho
Publicação:
Já estão abertas as inscrições para a 6ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda). Este ano, o tema da Olimpíada é “Educação de Qualidade”, um dos objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 1º de junho, por meio deste link. O(A) professor(a) orientador(a) da equipe será o(a) responsável pela inscrição.
Participam da Olimpíada estudantes de Ensino Médio regular, do Ensino Médio Integrado (profissionalizante/técnico) ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio de todo o país. A Onda é uma realização da Uergs e integra o projeto Educar para Inovar, fruto de uma parceria da Universidade com a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).
O objetivo da 6ª edição da Onda é fomentar, no ambiente escolar, a reflexão e o debate sobre os principais problemas relacionados ao tema, além de estimular os(as) alunos(as) do ensino médio a desenvolverem o espírito de inovação na elaboração de projetos viáveis, contribuindo para o desenvolvimento de soluções aplicáveis.
Organização e inscrições das equipes
As equipes devem ser compostas por duas a quatro pessoas, estudantes do Ensino Médio, sob orientação de uma professora ou professor. A fim de aumentar a participação de meninas nas olimpíadas do conhecimento, ação esta que tem sido bastante estimulada pelo CNPq, as equipes devem conter uma ou mais representantes que se identificam com o gênero feminino.
É permitido que estudantes de graduação atuem na coorientação das equipes. A iniciativa busca aproximar alunos(as) da graduação e da Educação Básica, a fim de proporcionar a troca de conhecimentos entre os diferentes níveis da Educação.
A divulgação das equipes com inscrições homologadas ocorrerá no dia 4 de junho. Na etapa seguinte, as equipes aprovadas devem desenvolver o seu projeto de aplicativo e apresentar o problema que buscam solucionar, a justificativa e a solução proposta, além de um esboço das telas do aplicativo.
Canais de divulgação da Onda
Todas as informações sobre a 6ª Onda serão divulgadas nas redes sociais e por e-mail. Além disso, também são divulgados no Facebook e Instagram as atualizações e novidades relacionadas às etapas da edição.
Essas informações também estão sendo atualizadas no aplicativo da Onda, desenvolvido para que as equipes possam obter orientações e dicas sobre cada uma das fases. O aplicativo pode ser instalado em qualquer smartphone com sistema operacional Android.
No canal da Onda no Youtube, são realizadas lives que ficam disponíveis para acesso a qualquer tempo por quem quiser saber mais sobre as Olimpíadas.
Por: Karoline Costa
Edição: Carla Dellagnese
Arquivos anexos
-
Edital 6ª Olímpiada Nacional de Aplicativos (Onda)
(.pdf 258,09 KBytes)
Tema "Educação de Qualidade"
Mais notícias
- As Conferências por Áreas contam com delegados(as) de diversas unidades universitárias
- fotografia de uma estrutura com painéis solares instalados em frente a prédios de tijolos aparentes. Ao fundo, aparecem árvores e áreas verdes. Os painéis, inclinados e sustentados por uma estrutura metálica, ocupam a maior parte da imagem.
- Guia do Estadão 2026.
- Fórum das Engenahrias