Mestrado em Educação da Uergs é aprovado pela Capes

Mulher negra vestindo roupa branca escreve em quadro com giz branco "Mestrado Profissional em Educação". No canto inferior direito do quadro o logotipo da Uergs.
Primeira turma deverá ingressar no segundo semestre deste ano.

A Uergs obteve a aprovação, pela Capes, para oferta do curso de Mestrado Profissional em Educação, na Unidade em Osório. O parecer foi divulgado na tarde desta quinta-feira (5), e a primeira turma deverá ser aberta no segundo semestre deste ano.

Este será o segundo curso de mestrado aberto pela Uergs, que já oferta o Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, na Unidade em São Francisco de Paula. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Clódis Andrades Filho, destaca que a proposta cujo enfoque é a formação de professores para a Educação Básica atendeu a todos os critérios de avaliação exigidos pela Capes.

Um dos requisitos levados em consideração para a aprovação do curso na área da Educação foi o Projeto Político Pedagógico da Universidade, que busca estimular, nas regiões onde está presente, a ampliação de cursos de mestrado e doutorado que compreendem a formação de profissionais da Educação Básica e Superior, com propostas que atendam as regiões mais distantes da Capital.

“Este é mais um patamar alcançado pela Universidade, e representa um amadurecimento científico tecnológico na área da Educação, que é uma das áreas estratégicas da Uergs e do Estado”, declarou o pró-reitor.

Clódis também destacou que a aprovação contou com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral Norte, Prefeitura Municipal de Imbé, Prefeitura Municipal de Osório e Prefeitura Municipal de Terra de Areia.

Linhas de Pesquisa

O curso oferta três linhas de pesquisa: currículos e políticas na formação de professores; inovação, diversidade e memória em educação; linguagem e artes em contextos educacionais. Os objetivos consistem em formar profissionais altamente capacitados para identificar as potencialidades e necessidades do seu âmbito de trabalho, por meio de recursos de pesquisa científica e de reflexão crítica que os habilitem para a criação e implementação de ações transformadoras na área da formação de professores para a Educação Básica e para o fomento e qualificação do desenvolvimento regional. A intenção é capacitar esses profissionais para atuar em diferentes contextos propondo práticas inovadoras que impactem no currículo, políticas educacionais, artes, linguagens, tecnologias, memórias e diversidade.

“Manter os talentos nas regiões, pesquisando e propondo soluções para as problemáticas regionais é um objetivo original da Universidade e este mestrado possibilitará isso”, destaca o coordenador do curso, professor Leandro Forell.

Corpo Docente

Outro critério considerado pela Capes é a produção docente, considerando a publicação de livros e artigos com impacto científico e tecnológico.

“Contribui para essa conquista o alto nível de capacitação e produtividade científica e técnica dos professores que elaboraram a proposta”, afirma o pró-reitor.

De acordo com Forel, “é importante também parabenizar a todos os professores, funcionários, Reitoria e prefeituras parceiras neste momento. É um projeto coletivo, assim como a continuidade dos trabalhos será. Este é só um início de uma caminhada em pesquisa que continuaremos trilhando, a aprovação do projeto é o reconhecimento da qualidade do trabalho que este grupo vem construindo desde a criação da universidade.”